Eleições 2010
Veja quem foram os mais votados em Cotia e seus apoios
05/10/2010
Fonte: Cotiatododia
Sonia Marques
Apesar de prefeito tucano, a maior votação em Cotia, para deputados estaduais foi para os candidatos do PT e da base aliada do governo Lula, oposição ao governo de São Paulo, também tucano.
Depois de Quinzinho Pedroso (PDT) que em tese fazia aliança com o PT mas alicerçou sua campanha aos tucanos, o ex-prefeito de Embu da Artes, Geraldo Cruz, do PT, foi o segundo deputado (eleito) mais votado da cidade, com 3.776 votos. Na sequência, com 2.949 votos está outro petista, o vereador de Carapicuíba, Isac Reis, seguido por Simão Pedro , também do PT, candidato apoiado pelo vereador Toninho Kalunga, com 2.669 votos de eleitores cotianos. (veja abaixo lista dos 10 mais votados na cidade). Por outro lado, o resultado se justifica pelo fato de que o prefeito Carlão Camargo apostou todas as suas fichas em um único candidato a deputado estadual, Quinzinho Pedroso, que obteve cerca de 25 mil votos na cidade, como estimou Carlão Camargo ao cotiatododia semana passada.
Já para a Câmara dos Deputados, a eleição foi mais homogênea. Isso porque, Carlão Camargo dedicou parte de seu tempo e de seus aliados a apoiar 12 candidatos a deputado federal, inclusive candidatos do PT como João Paulo Cunha e Carlos Zarattini. Na lista do prefeito estavam, sobretudo, aqueles que de alguma forma olharam para a cidade, apresentaram projetos viabilizando verbas.
Depois do campeão de votos no Brasil, o palhaço Tiririca, o deputado federal Edson Aparecido (PSDB), famoso por sua ajuda no processo de estadualização do Hospital de Cotia, foi o mais votado da cidade, com 5.183 votos, seguido por Bruna Furlan que não teve declaração de apoio do prefeito, e Paulinho da Força (PDT), com 3,7 mil votos. Os petistas Carlos Zarattini e João Paulo Cunha também figuram na lista dos mais votados com o apoio do tucano Carlão Camargo. Rodrigo Garcia, Aline Correia, Eli Correia Filho, Marcelo Aguiar, Marcio França e Arnaldo Jardim também saíram vitoriosos nas urnas com o apoio do prefeito na cidade.
Os deputados Vadão Gomes (PP) e Fernando Chucre (PSDB) apesar de terem boa votação na cidade e do apoio de Carlão, não foram reeleitos. Sidney Dutra, do PMN, também não foi eleito.
No Senado, o tucano Aloysio Nunes também venceu nas urnas de Cotia, com mais de 45 mil votos. O segundo senador preferido por Cotia foi o pagodeiro Netinho de Paula do PCdoB, 41 mil votos.
A escolha de governador acompanhou a realidade estadual e Geraldo Alckmin (PSDB) foi o mais votado, seguido pelo petista Aloisio Mercadante. O mesmo resultado foi observado para Presidente da República, e Dilma Roussef foi a preferida, apesar da influência tucana na cidade.
Os dez deputados federais eleitos mais votados em Cotia
Candidato - Partido - Votos
Edson Aparecido - PSDB - 5183
Bruna Furlan - PSDB - 4136
Paulinho da Força - PDT - 3759
Zarattini - PT - 3732
João Paulo Cunha - PT - 3289
Rodrigo Garcia - DEM - 3063
Aline Correia - PP - 2210
Eli Correia Filho - DEM - 2172
Gabriel Chalita - PSB - 1963
Antonio Bulhões - PRB - 1723
Os dez deputados estaduais eleitos mais votados em Cotia
Quinzinho Pedroso* - PDT - 25000
Geraldo Cruz - PT - 3776
Isac Reis - PT - 2949
Simão Pedro - PT - 2669
Gilmaci Santos - PRB - 2019
Enio Tatto - PT - 1230
Pedro Bigardi - PCdoB - 910
Pr Dilmo dos Santos - PV - 795
Bruno Covas - PSDB - 779
Rodrigo Moraes - PSC - 698
*Quinzinho Pedroso está com registro indeferido e aguarda decisão judicial para ser declarado eleito.
O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.
Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog
Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário