O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Voto para retirar político cresce nos EUA

16 de outubro de 2010 I FOLHA DE S.PAULO



Voto para retirar político cresce nos EUA
Neste ano, 16 prefeitos já foram alvo de movimento para revogação de seus cargos

LUCIANO BOTTINI FILHO


A menos de um mês para as próximas eleições parlamentares nos EUA, alguns eleitores americanos estão ocupados com um tipo inverso de votação, o "recall".

Criado para "demitir" os eleitos que não desempenham bem o mandato, o "recall" ocorre após ser feito um pedido de plebiscito por um percentual de eleitores que elegeram o candidato e decidiram voltar atrás.

Neste ano, 16 prefeitos já foram alvo de pedidos de revogação, nem sempre por incompetência ou corrupção. O procedimento é válido em 29 Estados.

Hoje, com as redes sociais na internet e a crise econômica, o "recall" deixa em alerta os gabinetes americanos.

"Nós vimos um incremento no "recall" em 2009 e 2010. Estivemos envolvidos em 10 só neste ano, o que contabiliza quase um terço de todos os que já trabalhamos", diz o Chris Kliesmet, diretor da Rede Cidadão por um Governo Responsável (CGR Network).

A ONG existe desde 2002 no Wisconsin, e já acompanhou 25 cassações.
"A internet ajudou enormemente a nos comunicar com um baixo custo. Nós geralmente gastamos US$ 1.000 por campanha", diz.

O custo-benefício de um recall era uma preocupação dos eleitores, que agora conseguem arrecadar dinheiro e atacar o político a ser destituído sem necessariamente usar o rádio ou a televisão.

Na cidade californiana de Bell, o movimento Basta (Associação de Bell para Frear o Abuso, em inglês) criou um site que recebe doações on-line e divulga notícias.

O Basta pretende remover parte do Conselho Municipal envolvida em um esquema de salários muito acima da categoria, ligado ao ex-prefeito Oscar Hernandez, preso preventivamente sob acusações de corrupção.

O "recall" virou quase uma assombração para prefeitos que já sofriam as consequências da crise econômica dos EUA no orçamento.
Tanto que até a Conferência de Prefeitos dos EUA quer lançar um vídeo educativo para alertar os políticos.

Neste mês, a Liga Nacional das Cidades, associação dos municípios americanos, publicou uma pesquisa segundo a qual três de cada quatro prefeituras está em dificuldades financeiras.
Para lidar com a situação, 71% delas cortaram pessoal e 68% adiaram ou cancelaram investimentos. Metade dos gestores municipais afirmaram que teriam de aumentar os impostos se quisessem manter o mesmo nível dos serviços públicos.

Com as contas estouradas, tomar medidas impopulares como aumentar impostos pode acionar o estopim para pedir uma revogação política.

Em Miami, o prefeito Carlos Alvarez foi desafiado pelo bilionário Norman Braman, descontente com o aumento dos impostos sobre propriedade. É a segunda tentativa do gênero na cidade em 2010.

Nenhum comentário: