O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O momento político e a religião

Nota da Comissão Brasileira Justiça e Paz - O MOMENTO POLÍTICO E A RELIGIÃO
qui, 07/10/2010 - 11:49 — MCCE
“Amor e Verdade se encontrarão. Justiça e Paz se abraçarão" (Salmo 85)
Fonte: MCCE

A Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) está preocupada com o momento político na sua relação com a religião. Muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente.

Desconsideram a manifestação da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 16 de setembro, “Na proximidade das eleições”, quando reiterou a posição da 48ª Assembléia Geral da entidade, realizada neste ano em Brasília. Esses grupos continuaram, inclusive, usando o nome da CNBB, induzindo erroneamente os fiéis a acreditarem que ela tivesse imposto veto a candidatos nestas eleições.

Continua sendo instrumentalizada eleitoralmente a nota da presidência do Regional Sul 1 da CNBB, fato que consideramos lamentável, porque tem levado muitos católicos a se afastarem de nossas comunidades e paróquias.

Constrangem nossa conciência cidadã, como cristãos, atos, gestos e discursos que ferem a maturidade da democracia, desrespeitam o direito de livre decisão, confundindo os cristãos e comprometendo a comunhão eclesial.

Os eleitores têm o direito de optar pela candidatura à Presidência da República que sua consciência lhe indicar, como livre escolha, tendo como referencial valores éticos e os princípios da Doutrina Social da Igreja, como promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, com a inclusão social de todos os cidadãos e cidadãs, principalmente dos empobrecidos.

Nesse sentido, a CBJP, em parceria com outras entidades, realizou debate, transmitido por emissoras de inspiração cristã, entre as candidaturas à Presidência da Republica no intento de refletir os desafios postos ao Brasil na perspectiva de favorecer o voto consciente e livre. Igualmente, co-patrocinou um subsídio para formação da cidadania, sob o título: “Eleições 2010: chão e horizonte”.

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, nesse tempo de inquietudes, reafirma os valores e princípios que norteiam seus passos e a herança de pessoas como Dom Helder Câmara, Dom Luciano Mendes, Margarida Alves, Madre Cristina, Tristão de Athayde, Ir. Dorothy, entre tantos outros. Estes, motivados pela fé, defenderam a liberdade, quando vigorava o arbítrio; a defesa e o anúncio da liberdade de expressão, em tempos de censura; a anistia, ampla, geral e irrestrita, quando havia exílios; a defesa da dignidade da pessoa humana, quando se trucidavam e aviltavam pessoas.

Compartilhamos a alegria da luz, em meio a sombras, com os frutos da Lei da Ficha Limpa como aprimoraramento da democracia. Esta Lei de Iniciativa Popular uniu a sociedade e sintonizou toda a igreja com os reclamos de uma política a serviço do bem comum e o zelo pela justiça e paz.

Brasília, 06 de Outubro de 2010.
Comissão Brasileira Justiça e Paz,
Organismo da CNBB

http://www.mcce.org.br/node/357

2 comentários:

Voto Consciente Cotia - VCC disse...

Comentário enviado por e-mail:

Prezado(a) Sr(a). Louvável a iniciativa de divulgar a posição oficial da Igreja Católica na eleição presidencial. Fácil antever os prejuízos que advirão para a fé católica em decorrência da campanha aberta de bispos e padres, lado a lado com pastores evangêlicos, pondo-se a serviço de uma candidatura e - pior - pregando não se vote em outra. Lamentável episódio de fundamentalismo. Um abraço.

Antonio Visconti

Voto Consciente Cotia - VCC disse...

Comentário enviado por e-mail:

Parece que há uma explosão de panfletos sendo espalhados com falsas informações.será que de fato a cnbb está sendo usada ou de fato é de autoria dela tal panfleto. Parece que estão se esquecendo de que precisam se orientar melhor pois ainda está muito recente e fresco os fatos acontecidos com a igreja católica sobre os pedófilos. Só pode aconselhar quem está bem orientado na vida.Não esquecer sobre a lei do aborto feita pelo serra quando ministro da saúde! Mais, há que ter cuidado sobre o voto da Marina,pois o marido dela Fábio Vaz de Lima é secretário de governo no Acre,de Arnóbio Marques de Almeida mais conhecido por Binho Marques.Interessante é que o governo de lá é...PT.Vamos ver quem ele vai apoiar. Entendo que padres e pastores deveriam ser mais cautelosos e prudentes,orar e vigiar mais conforme aconselha nosso Pai. Att. wilma frossard