O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Nota oficial do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE

Nota oficial do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE
sex, 21/05/2010 - 09:00 — MCCE

O MCCE, diante dos comentários repercutidos pela mídia sobre o alcance da “emenda de redação” aprovada no Senado na votação do projeto Ficha Limpa, vem esclarecer que:

1- O projeto Ficha Limpa foi aprovado unanimemente, sem nenhuma “emenda de texto”, no Senado, exatamente como recebido da Câmara Federal.

2- Foi feita, tão somente, uma “emenda de redação” – que não altera o texto – para uniformizar os tempos verbais utilizados nos vários dispositivos do projeto.

3- Como simples “emenda de redação”, não gera a necessidade legal de retorno do projeto à Câmara Federal, uma vez que dela não decorre nenhuma modificação na natureza ou no alcance do projeto.

4- Não tem, pois, nenhum fundamento os comentários repercutidos na mídia, de que a referida “emenda de redação” poderia ter alterado o sentido do projeto impedindo a sua aplicação às condenações anteriores à aprovação do Ficha Limpa.

5- O MCCE com a responsabilidade da autoria do projeto e de quem acompanhou todo o trâmite do texto no Congresso Nacional, espera que o assunto passe a ser matéria definitivamente esclarecida, e possa receber, sem demora, sanção presidencial para que passe a vigorar nas próximas eleições de outubro, aplicando-se a todos quantos tenham cometido os desvios de conduta ali previstos.

Fonte: MCCE - Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral

Um comentário:

Granja Carolina disse...

O que todos temem

É consenso que a criminalidade, a violência tem crescido nas áreas urbanas. A população, que experimenta em sua vida cotidiana os efeitos da violência, sente medo e espera o aprimoramento das leis.

Com as avaliações negativas, os indivíduos acabam reforçando o seu lado individualista.

O individualismo estimula a falta de relacionamento entre pessoas que convivem numa mesma área, propiciando território de circulação livre para os criminosos e os parias da sociedade.

Logo a necessidade de mais proteção contribui para a sensação de desconfiança e insegurança coletiva, tornando cada vez mais complexa a possibilidade de soluções.

Como é viver em comunidade na realidade brasileira?

É fato que historicamente somos individualistas e ainda não conseguirmos ultrapassar a barreira do individual para o coletivo. Carecemos de valores coletivos persistentes, mantemos sempre vínculos frouxos de envolvimento com o que é de todos.

Não gostamos de assumir responsabilidade com a coisa pública e com os problemas locais.

Talvez isto explique a perseguição pelo sucesso, preocupação excessiva com a moda, com a fama e as vantagens e seu lado mais obscuro: vantagens e sucesso a qualquer preço, mesmo que seja ilegal.
Numa sociedade como a nossa, o nível de competição entre os indivíduos dificulta a identificação entre conflito e competição. Fazemos valer diariamente o ditado: cada um cuidando de si na trilha da involução das relações humanas, só tem valor se tiver valor de troca.

- O que eu vou ganhar com isso?

Se não ganho nada individualmente respondo com a clássica: estou atolado de trabalho, preciso cuidar da minha carreira, não posso perder a oportunidade, não posso ir contra o progresso.

Sem condenar projetos individuais, para nós esta não é tarefa difícil, mas não agüentamos sacrificar interesses individuais para o bem comum, não temos empatia com nada além do umbigo, muitas vezes, o próprio filho.

Sem querer generalizar, mas esta é, sem dúvida nenhuma, a marca da nossa personalidade coletiva - o próprio umbigo.

Detestamos qualquer sacrifício em favor de um terceiro, isto nos parece insuportável.

É dentro desta premissa social que: preferimos desmatar área de preservação ambiental, mudar leis para favorecer interesses individuais, sermos campeões de desigualdade social e etc. e tal.

- O que eu vou ganhar com isso?

Você individualmente nada.

Agora você, como parte do coletivo, ganha coragem e lucidez para encarar a realidade é construir outro rumo de felicidade fora do próprio umbigo.

publicado originalmente:
www.granjacarolinacotiaitapevi.blogspot.com