O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

terça-feira, 25 de maio de 2010

As ‘saias justas’ da corrida eleitoral em Cotia














Moises (PHS) - Carlão (PSDB) - Kalunga (PT) - Quinzinho (PDT)

Eleições 2010: As ‘saias justas’ da corrida eleitoral em Cotia
25/05/2010 Sonia Marques
Fonte: Cotiatododia

No início desta semana, durante convenção do PHS - Partido Humanista da Solidariedade - o vice-prefeito de Cotia, Moisés Cabrera Corvelo, foi eleito vice-presidente administrativo do partido.

A eleição do vice-prefeito mexe pouco, ou quase nada, no cenário político da cidade. No entanto, uma decisão tomada durante a convenção pode deixar Moisezinho numa situação um pouco mais delicada. Acontece que o pequeno PHS decidiu lançar candidato próprio a Presidente da República. O escolhido foi Oscar Silva.

Com esta decisão, quem ficou na ‘saia justa' foi o vice-prefeito Moisezinho que terá que fazer campanha para seu partido, o que significa que será menos um forte cabo eleitoral para o governador licenciado José Serra (PSDB). Ao cotiatododia o vice-prefeito disse que levará a bandeira dos dois candidatos. "Para os que não quiserem votar no Serra, recomendarei o voto no Oscar".

Já para o governo do Estado, o partido fechou com o tucano Geraldo Alckmin mas com a condição de participar efetivamente do governo, "mesmo que seja para administrar cemitério".

Oposição?
Mas esta não é a única "saia justa" criada pela campanha eleitoral na cidade. A maior delas está na candidatura do ex-prefeito de Cotia, Quinzinho Pedroso, ‘ex-padrinho político' de Carlão Camargo e agora ‘seu afilhado'.

Quinzinho, ex-tucano, desde o ano passado está filiado ao PDT, que é base de apoio do governo Lula, portanto, oposição ao PSDB de Carlão Camargo e José Serra. A ex-ministra Dilma Roussef é a candidata de Quinzinho à presidência da República. Em São Paulo, o PDT já fechou com o também petista Aloisio Mercadante. Neste caso a saia justa sobrou principalmente para o prefeito Carlão Camargo que terá que dividi-la com toda a sua base aliada que já vinha com compromisso firmado com o ex-prefeito. Só não contavam com uma mudança tão drástica, para não dizer radical de Quinzinho Pedroso.

Carlão apoiar Quinzinho significa afrontar o partido. Não apoiá-lo pode significar o rompimento de uma aliança importante para a cidade futuramente. A situação não abala Quinzinho Pedroso que segue sua campanha. Já visitou mais de 100 cidades levando com ele a bandeira da Dilma Roussef de quem promete ser "soldado fiel".

Fora do páreo
O vereador Toninho Kalunga, do PT que foi o primeiro a anunciar que seria candidato a deputado federal na cidade, desistiu. Recentemente usou sua página no twitter para anunciar que abriu mão de sua candidatura para assumir a coordenação inter-religiosa da campanha de Mercadante no Estado. "Não era compatível com uma candidatura a deputado federal fazer parte de coordenação de campanha, fiz a opção pela coordenação", disse.

Nenhum comentário: