O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Quer limpar o Congresso? O dia é hoje

Fonte: http://congressoemfoco.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=32784
Quer limpar o Congresso? O dia é hoje
04/05/2010 - 06h00

Passeata em favor do projeto Ficha Limpa no Rio. Na terça-feira (4), manifestação é em Brasília, com lavagem da rampa do Congresso
Rodolfo Torres

Cansado (a) de tanta sujeira? O dia de limpar o Parlamento chegou! Para tanto, basta levar material de limpeza (vassoura, balde, água, sabão, etc) ao gramado do Congresso. A “lavagem” vai começar às 16h.
“É uma convite à população. Quanto mais gente, melhor. A pressão aumenta”, explica Graziela Tanaka, coordenadora de campanhas da Avaaz.org, grupo que integra o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
O ato simbólico tem uma razão: a Câmara votará nesta terça-feira (4) requerimento de urgência para o projeto ficha limpa. Caso seja aprovado, o plenário votará o mérito em sessão extraordinária ainda hoje.

Na semana passada, a ficha limpa chegou a ter sua votação adiada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por causa de um pedido de vista coletivo. No entanto, a matéria conseguiu caminhar ao plenário porque deputados pró-ficha limpa conseguiram assinaturas suficientes para apresentação do requerimento de urgência. Dentre os líderes que resistiam, mas acabaram subscrevendo o requerimento, estão Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Fernando Ferro (PT-PE).

O relator da proposta na CCJ, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), fez algumas mudanças no texto. Dentre elas, está a possibilidade de um efeito suspensivo da condenação em segunda instância. Isso significa que, caso a proposta seja aprovada, um candidato condenado por órgão colegiado poderá registrar candidatura se apresentar recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o tribunal conceder efeito suspensivo à condenação. Esse recurso teria prioridade de análise.
Outra mudanças elaboradas por Cardozo, em relação ao texto produzido pelo deputado Índio da Costa (DEM-RJ) - relator da proposta no grupo de trabalho – determina que pessoas condenadas por fazer doação ilegal a campanhas eleitorais também se tornarão inelegíveis. Além disso, estende a inelegibilidade para praças da Polícia Militar condenados pelos crimes previstos no projeto e para magistrados que tiverem como pena a aposentadoria compulsória.

Manobra
Contudo, nem tudo são flores. O próprio MCCE teme uma manobra para esvaziar o plenário. Dessa forma, a matéria não seria analisada pelos deputados nesta terça.

“Informamos a toda a sociedade brasileira que referidas ausências, assim como as abstenções, serão por nós equiparadas a votos contrários e assim divulgadas por este movimento”, afirma nota pública do movimento divulgada ontem.
Para o deputado Índio da Costa, o deputado que faltar à votação de hoje terá de se explicar com o eleitor em outubro. “É que nem no casamento. Só falta quem não quer casar”, afirmou o parlamentar fluminense.

Comentários:
PAULO MACHADO (04/05/2010 - 10h53)
Sugiro que se façam filmagens do congresso o dia todo, entrada, saída, gabinetes e plenário. Que se divulgue todas as presenças e ausências e que isso seja feito maciçamente. Pois os congressistas são nossos empregados. Nós é que pagamos o salário deles e temos que ver se estão trabalhando hoje. Quem não estiver presente tem que se justificar
(04/05/2010 - 10h29)
FICHA LIMPA. A Hora Da Verdade. Quem é do bem? Quem é do mal? Quem é omisso? Quem é corrupto? Quem só pensa no dele? Quem é demagogo? Quem é hipócrita?

Janciron (04/05/2010 - 09h39)
Não sou adepto a violência; mas quando o povo se sente injustiçado e se une para reivindicar seus direitos, acabamos tendo violência! Será que os canalhas aproveitadores ainda não conhecem estes exemplos através da historia? Será que acham justo um pai de família trabalhar de sol a sol ganhar salários irrisórios para e sustentar e sustentar seus filhos; e ainda tem que pagar impostos exorbitantes para sustentar políticos corruptos, que alem de terem varias aposentadorias principescas, vários cargos cheios de mordomias, roubam e deturpam os direitos do trabalhador, que são obrigados a trabalhar 35 anos para se aposentar? Será que não percebem que não deviam se vangloriar por usarem o FGTS para financiar copa do mundo, que nada nos trás de benefícios ao trabalhador? Eu até entenderia se o FGTS fosse usado para construção de casas populares, mas futebol? Que invista em futebol o dinheiro dos que serão beneficiados! Pois se o trabalhador precisar emprestar será obrigado a pagar juros, e quando usam seu FGTS quem ganha são outros! Isso é justiça? É uma justa distribuição de renda? É degradante conviver com estes espertalhões e aceitar seus desmandos! Como já disse; não sou adepto a violência, mas para fazer uma boa limpeza e arrancar este câncer que denigre, destrói e suga a Nação, precisamos de mais ação que palavras! Salve Jose Joaquim da Silva Xavier, que foi enforcado e teve o corpo retalhado, mas não se vendeu e nos deixou o verdadeiro exemplo de um patriota!

Kuppê (04/05/2010 - 09h35)
Infelizmente tudo continuará como antes. E o culpado nem são os políticos. O Judiciário moroso tem sua grande parcela de culpa. Em segundo lugar, um dos maiores culpados é o próprio eleitor. Em terceiro lugar, a mídia que não divukga tudo e as vezes é imparcial, principalmente no Nordeste e Norte.

Fonte: Site Congresso em Foco

Nenhum comentário: