O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Para divulgar candidatos barrados em SP, o humor


28/09/2010 - 17h30
Para divulgar candidatos barrados em SP, o humor
Fonte: Congresso em Foco
Por Sylvio Costa

A estudante Lilian Lima, 23 anos, e o designer Rodrigo Machado, 24, encontraram um aliado infalível para divulgar os nomes dos 39 candidatos de São Paulo indeferidos pela Justiça com base na Lei da Ficha Limpa: o humor.

Eles reuniram em uma fotomontagem esses 39 candidatos com o objetivo de estimular “a conscientização dos cidadãos sobre seu papel no cenário político”, conforme as palavras de Lilian, que também é voluntária do movimento Voto Consciente http://www.votoconsciente.org.br/site/ e cursa Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Por e-mail, ela e Rodrigo – que é formado em Comunicação Social pela faculdade Anhembi Morumbi e também atua como animador – ressaltam “a importância e urgência” da divulgação dos barrados pela Lei da Ficha Limpa. “Queremos atingir o maior número de eleitores possível antes do dia 3 de outubro, usufruindo da internet como ferramenta fundamental neste intento”, dizem, acrescentando que as pendências judiciais em relação a tais candidaturas “seguem invisíveis aos olhos dos cidadãos”.

No caso de São Paulo, a lista dos barrados pela Lei da Ficha Limpa inclui nomes pouco conhecidos e políticos notórios, como os atuais deputados federais Paulo Maluf (PP) e Francisco Rossi (PMDB), ambos candidatos à reeleição. Se o Supremo Tribunal Federal – que na semana passada chegou a um empate de 5 a 5 ao analisar a questão – mantiver o entendimento da Justiça eleitoral, favorável à aplicação da nova lei nestas eleições, todos os votos dados a esses candidatos no próximo domingo serão anulados.

Com a mesma intenção de orientar o eleitor, o Congresso em Foco reuniu em uma lista todos os 247 candidatos indeferidos pela Lei da Ficha Limpa no Brasil.

Publicamos ainda uma lista mais ampla, que soma até agora 328 nomes, reunindo também réus em ações penais e políticos enquadrados em outras situações para os quais é recomendável acionar o sinal amarelo de atenção.

Nenhum comentário: