O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

domingo, 2 de agosto de 2009

CARTA DE COTIA

A Carta de Cotia é fruto de nossa reunião com a Coordenação Geral do Voto Consciente São Paulo, em 29.07 último, onde traçamos estratégias para que o Núcleo Cotia do Voto Consciente possa, juntamente com os demais cidadãos cotianos, representantes de movimentos e associações, fazer com que o Poder Legislativo Municipal possa refletir sobre as consequências que essa mudança gera na vida dos cidadãos comuns, que mesmo com todas as dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia ainda buscam uma maior participação nos rumos da política municipal.


“CARTA DE COTIA”
EM RAZÃO DA MUDANÇA DE HORÁRIO DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL

Cotia/SP, 29 de julho de 2009.

POR UMA CÂMARA MUNICIPAL MAIS ACESSÍVEL A SEUS CIDADÃOS!

Na última sessão do semestre, os vereadores aprovaram, com apenas um voto contrário, a mudança de horário das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Cotia. Agora, as sessões serão em novo horário, 10 horas da manhã. A alegação dos vereadores é a de que a sessão no horário que vinha acontecendo, 17 horas, gerava muitas despesas, como consumo de energia, pagamento de horas extras aos funcionários, entre outros custos.

Trata-se aqui de justificativa inadequada. Outros cortes com gastos, modelos mais eficientes de gestão - até mesmo alterando a jornada de trabalho dos servidores em dia de sessão - podem perfeitamente viabilizar o horário noturno sem prejudicar a receita. Nos causa sincera preocupação uma Câmara que não consegue encontrar caminhos alternativos para essa questão e que, em nenhum momento, partilha com os populares uma decisão como esta.

Fica aqui o apelo do Movimento Voto Consciente Cotia para que diversos movimentos, organizações e associações de nossa cidade caminhem unidos, defendendo a possibilidade de uma maior participação política dos cidadãos cotianos em horário mais apropriado, aja vista o horário desfavorável proposto pela maioria de nossos vereadores. Pedimos encarecidamente que os vereadores revejam essa decisão, demonstrando assim sensibilidade política para com o anseio de participação cidadã de seus eleitores e concidadãos.

Solicitamos ainda aos nossos representantes políticos que façam uma divulgação mais ampla dos projetos apresentados na Casa, e que estes sejam debatidos com os seus cidadãos, através das entidades da sociedade civil organizada, dos movimentos e associações de moradores. Agindo assim, com certeza haverá mais interesse da população em participar da política municipal. O que tornará as sessões muito mais atrativas e interativas, o que valorizar o próprio Poder Legislativo e aqueles que o representam.

Todo o esforço deve ser feito para que a Câmara Municipal de Cotia seja de fato não só uma Casa de Leis, mas a Casa do Povo, pois sem o Povo ela não tem sentido de existir. Talvez seja esse o motivo de tão pouca participação popular nas sessões, o povo não está se sentindo bem representado. E para que isso aconteça é necessário que essa Câmara entenda que precisa ouvir os seus cidadãos.

MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE COTIA


Declaramos aqui nosso apoio a "CARTA DE COTIA" e reafirmamos nosso pedido para que as sessões ordinárias e extraordinárias, bem como as audiências públicas da Câmara Municipal de Cotia, sejam realizadas em período noturno, afim de facilitar o acesso e a participação de seus cidadãos. E que estes não sejam vistos apenas como mero ouvintes ou espectadores do Poder Legislativo, mas como verdadeiros interlocutores que são no processo das decisões políticas de nossa cidade. Assim toda a sociedade cotiana sairá ganhando, pois construiremos uma cidade melhor para todos nós.

Assinam a CARTA DE COTIA os cidadãos cotianos, representantes de movimentos e associações de bairros, movimentos parceiros de outros municípios e todos aqueles e aquelas que se sentem por ela representados.

São signatários da CARTA DE COTIA conjuntamente com o Voto Consciente Cotia:
- Teresinha Paloschi (VC Cotia);
- Pedro Fereira Silva (VC Cotia);
- Maria de Lourdes Carvalho Santos (VC Cotia);
- Danilo Barboza (VC São Paulo);
- Sonia Barboza (Coordenadora do VC São Paulo);
- Messias Araújo(Coordenador do VC Osasco);
- Rodolpho Mello (VC Cotia);
- Manoel Ribeiro dos Santos (Coordenador VC Cotia);
- Baby Siqueira Abrão (Cidadã Cotiana);
- Maria Cristina Machado Domingues (VC Cotia);
- Camila Iwasaki (Cidadã cotiana);
- Daniela Gonçalves de Morais (Jardim Santa Paula);
- Henrique Parra Parra Filho (VC São Paulo);
- Eremilton Barbosa Santos (VC Cotia);
- ...

Fazemos aqui o nosso apelo para que outros cidadãos cotianos se juntem a nós e assinem também a Carta de Cotia!

Queremos também convocar todos os cidadãos de Cotia que lêem nesse momento esse manifesto, para que compareçam na próxima terça-feira (04/08), às 10:00 horas (aqueles que porventura tenham disponibilidade), para juntos conversarmos com os vereadores de Cotia. E quem sabem eles se sensibilizem com a nossa justa reivindicação e possam rever a decisão por eles tomada.

No entanto, se não aparecerem muito além dos que já informamos que compareceriam, será mais uma prova incontestável de que esse horário matutino é um horário impróprio e impossibilita a participação dos cidadãos no acompanhamento do Poder Legislativo Municipal.

Atenciosamente,

Manoel Santos. (Nelinho)
Coord. Voto Consciente Cotia

Nenhum comentário: