O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

sábado, 24 de outubro de 2009

Primeira Sessão Itinerante mostra a verdadeira Caucaia

Câmara Itinerante
Primeira Sessão itinerante mostra a verdadeira Caucaia
Fonte: http://www.cotiatododia.com.br/cta/noticia/noticias.php?id_noticia=1789
23/10/2009
Sonia Marques

Na noite de quinta-feira (22) o salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Caucaia do Alto se transformou em uma espécie de filial da Câmara Municipal de Cotia para receber a primeira sessão itinerante da história da cidade, com direito a vereadores com terno e gravata, como determina o regimento da Casa, e execução de Hino Nacional Brasileiro.

Com a maioria dos vereadores presentes - ausentes apenas Serafim Monteiro (PSB) e Arildo Gomes (PDT), o presidente Rogério Franco (PMDB) abriu a sessão. Cerca de 150 pessoas participaram, número que só é atingido na Câmara Municipal em sessões solenes. Nas sessões ordinárias, o público se resume a assessores de vereadores e pouco mais de 20 pessoas das comunidades.

Representantes das comunidades foram os primeiros a se manifestarem. Os vereadores apenas ouviriam em primeiro momento. E como ouviram... Cada morador inscrito teve direito a cinco minutos e para alguns o tempo foi curto diante de tantas reclamações, de tantos problemas para relatar. A precariedade das estradas foi praticamente unânime. Falta de iluminação e de calçada, buracos, e ponto de ônibus lideraram os questionamentos seguidos de esgoto e transporte coletivo. Dos 10 moradores que tinham direito a se manifestar, apenas oito se inscreveram.

"O bairro está muito desleixado", disse Antonio Marcos Vieira morador do Jardim dos Neves. Segundo ele a estrada que liga Caucaia ao bairro está muito precária, "esta semana uma ambulância não conseguiu entrar na rua para socorrer um doente". Lindomar Duarte, morador do Jardim das Oliveiras além de questionar a falta de esgoto no bairro, lembrou os vereadores que a comunidade espera por uma creche há 14 anos e pelo campo de futebol há 20 anos. Representante da região na Câmara o vereador Laércio Pires, o Pelé, respondeu ao morador que os materiais para as obras do campo "já chegaram e que a qualquer momento ficará pronto".

"Energia elétrica é uma calamidade", completou o morador dos Mendes, João Brenati, outro que reclama da ausência de creche no bairro e mais salas de aula na escola.
O morador do bairro dos Pereiras, Reinaldo Gori, presidente da associação de moradores de um residencial, chegou com uma lista de reivindicações que incluía melhora na iluminação da Estrada de Caucaia e recuperação da Estrada dos Pereiras, substituição do ponto de ônibus ‘virtual' por um real. Segundo ele na estrada não exista a marcação do ponto, os moradores ficam ali parados embaixo de sol ou chuva e o ônibus estaciona.
A longa espera pelos ônibus foi mencionada por todos os moradores que cobram uma solução para a tarifa intermunicipal que são obrigados a pagar ao se deslocarem para Cotia. A falta de segurança nas estradas e a necessidade de reforçar o policiamento no Distrito também foi uma das grandes preocupações dos moradores.

Saldo Positivo
Um vídeo montado pela Câmara apresentou as funções da Câmara, direitos e deveres do vereador.

Os moradores gostaram e aprovaram a idéia de terem os vereadores mais próximos e poderem discutir os problemas e elogiaram a iniciativa. "A comunidade estava precisando disso", lembrou a líder comunitária Fátima Façanha. "É importantíssimo vir até o povo", disse o vereador Caboclo Neto.

Toninho Kalunga lembrou que a partir de agora as sessões itinerantes são leis e por isso os vereadores são obrigados a cumprir e mais uma vez elogiou a iniciativa. "O povo não morde", disse, lembrando da importância de se ouvir os anseios da população.

Todos os vereadores também tiverem cinco minutos para suas considerações e aproveitaram para lembrar dos investimentos do governo municipal na cidade e os que estão previstos para Caucaia, já que a maioria é da base aliada do governo. O mesmo fez Kalunga, em relação aos investimentos do Governo Federal.

Rogério Franco comemorou o sucesso da sessão e informou que todas as reivindicações serão encaminhadas para os segmentos competentes ou transformadas em projetos de lei.

A próxima sessão itinerante ainda não foi marcada mas deve ser no bairro do Caputera.

http://www.youtube.com/watch?v=hJBnJX2Thww

Nenhum comentário: