O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ata da Reunião do Think Tank - 13/10

Gostaríamos de parabenizar aqui ao Grupo Think e Tank, pela iniciativa de debater assuntos tão relevantes a sociedade cotiana, e nós que ainda não havíamos participado de reuniões com o grupo, tivemos a oportunidade de participar da última, realizada em 13 de outubro, com Rodolpho Mello, que teve uma ótima impressão do grupo Think e Tank.

Atenciosamente,


Manoel Santos.
Coordenador do Voto Consciente Cotia



"A arte da polícia é não ver o que
é inútil que ela veja."
Napoleão (1769-1821), Carta a
Fouché, 24-V-1800.


A T A D A 4 6 º R E U N I Ã O D O T H I N K T A N K

E M 1 3 / 1 0 / 2 0 0 9


Palestrantes:
Dr Alexandre Miguel Palermo - Delegado de Polícia Titular do 2º DP de Cotia - Granja Viana

Dr José Aparecido Sanches Severo - Delegado de Polícia Titular - Delegacia de Polícia de Cotia

Dr Nelson Bruno - Secretário de Segurança Pública de Cotia

Capitão Odair M. B. Q. de Camargo - Comandante da 3ª CIA de Polícia Militar de Cotia

Capitão Rubens Souza Diniz - Comandante da Polícia Militar em Carapicuíba



T E M A:

Com a palavra os cinco homens da segurança dos cidadãos cotianos



Moderador: Dr Roberto Ferrari de Ulhôa Cintra

A reunião iniciou-se às 19h45 com Ulhôa Cintra apresentando o Think Tank Pensar e Agir Granja Viana aos palestrantes e aos presentes, bem como realizou um breve relato sobre a origem e história dos “Think Tanks” no mundo. Participou também Ulhôa aos presentes que a organização deste evento sobre segurança foi feita pelos companheiros Denis Ferrari e Nicola Getschko.

Em seguida, cada participante apresentou-se brevemente informando peculiaridades de seus currículos.

O Vereador Toninho Kalunga, ao se apresentar, elogiou o trabalho do Think Tank dizendo que, como sociedade civil organizada, é o único grupo que está preparado para efetivação de algo concreto na questão de segurança no município de Cotia.

Denis Ferrari apresentou o convidado especial, o Capitão Rubens Souza Diniz, da Polícia Militar de Carapicuíba, que gentilmente aceitou o convite do Grupo para participar nesta reunião sobre segurança. O Capitão Diniz parabenizou o comprometimento e a credibilidade do Grupo Think Tank.

Dando a abertura ao início das palestras, Denis Ferrari deu a palavra ao Dr Alexandre Miguel Palermo, Delegado de Polícia Titular do 2º DP de Cotia - Granja Viana.

Dr. Palermo, respondendo aos os três questionamentos do Think Tank, mostrou as estatísticas de roubo, roubo de veículos e homícidios na cidade de Cotia nos últimos anos (veja anexo). Falou também sobre como o Think Tank pode ajudar os trabalhos de segurança: obtendo e divulgando informações confiáveis e auxiliando no desenvolvimento do site da delegacia da Granja Viana www.delegaciadagranja.com.br .

Segundo a avaliação do Capitão Souza Diniz, é necessário que haja uma mudança de postura da sociedade como um todo, deixando de lado aqueles aspectos individualistas, consumistas e imediatistas que não contribuem para a solução dos problemas de segurança. Falou ele ainda que os cidadãos podem ajudar o trabalho da polícia com idéias e participações, inclusive registrando suas sugestões e críticas no site www.ssp.sp.gov.br , e que ele está a disposição, no telefone 4207-2015, para falar também sobre segurança em condomínios.

O Secretário de Segurança Pública de Cotia, Dr Nelson Bruno, disse que segurança é baseada em três tópicos - informação, comunicação e transporte - e que é a favor de penas mais rigorosas. Elogiou o trabalho do Think Tank e a participação de todos em procurar melhorar a segurança na região.

O Capitão Odair M. B. Q. de Camargo, Comandante da 3ª CIA de Polícia Militar de Cotia, falou que, graças a atuação da chamada "polícia comunitária", os índices de violência no Jardim Angêla, em São Paulo, cairam dastricamente. Falou também sobre a divulgação do 181 e que a nossa polícia militar de Cotia carece de aumento de efetivo e de uma delegacia 24 hs.

Educar a comunidade a fazer o BO é de suma importância, pois os números de BOs direcionam investimentos em infraestrutura e pessoal. Relatou ainda sobre os roubos em bancos e o não apoio destas instituições (os bancos) na mellhoria da segurança, como nos caixas de saque, por exemplo. Falou ele sobre a terrível situação do número de policiais, dos 80 policiais que tem hoje, 40 querem sair, sendo que o ideal é o efetivo de 120 policiais.

Ulhôa Cintra pediu o especial relato de Walter Steurer, do Projeto Âncora, e Presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, que falou sobre a necessidade de 20 mil vagas para as creches da cidade. Falou ainda sobre a necessidade da captação de recursos de imposto de renda para tais atividades. Concluiu-se também que uma boa segurança começa pela educação das crianças que, bem educadas, não geram violência.

Dr José Aparecido Sanches Severo, Delegado de Polícia Titular da Delegacia de Polícia de Cotia, explicou sobre o "inspetor de quarteirão" - um cidadão comum que cuidava de certa região e indicava a polícia as necessidades locais, e sobre o surgimento de uma futura Polícia Penal. Falou ainda que, em Cotia, de janeiro a setembro de 2009, houve 16 casos de homicídios e 17 fraudes contra seguros. Comentou sobre a 1ª Conferência de Segurança Pública no país e elogiou Walter Steurer do trabalho com crianças e adolescentes, dizendo que a educação e o apoio social são as bases principais para combatermos a criminalidade.

Tomando a palavra, Ulhôa Cintra, falou que o trabalho do Think Tank é dar a problemas velhos soluções novas e que os participantes do Grupo não somente dão os seus recados de suas necessidades individuais, mas devem fazer suas contribuições para a melhoria de todos.

Alguns participantes fizeram questionamentos sobre investimentos do governo federal, plano de segurança do município, medo da população no trato com a polícia, não integração entre PM, PC e GM, tempo para realização de BOs e a veracidade dos dados estatísticos da polícia. Dr Palermo, respondendo a algumas perguntas, disse que os números estão absolutamente corretos, pois há uma verificação a cada 12 horas dos dados e que o tempo para a efetivação do BO é devido a problemas de estrutura e insuficiência de pessoal.

O Rodolpho Mello, do Voto Consciente, sugeriu, como forma de acompanhamento dos índices de violência, a leitura do site www.wikicrimes.org onde há o mapeamento de várias regiões segundo os números de roubos, falta de policiamento, tráfico de drogas, entre outros.

O Vereador Zeca Pamplona aceitou a incumbência de pedir à Prefeitura de Cotia apoio nas necessidades emergenciais da polícia, como a contratação de mais 40 homens, para totalizar o efetivo de 120.

João Lino aceitou o convite de promover um seminário sobre segurança com a participação de educadores e pedagogos.

Os representates dos órgãos de imprensa presentes concordaram em fazer campanha, em suas edições particulares, para aumento da segurança na região divulgando o número 181, a delegacia on-line e a importância de se fazer o BO.

A reunião acabou às 22h30, seguindo-se um café oferecido, gentilmente, pelo Félix Bistrot.



Participantes:

Afsoon Rabbani

Alexandre Palermo

Altamir Borges Filho

Ana Flávia Magno

Angela Miranda

Conceição Ferreira

Denis Ferrari

Eugenio Machado Ribeiro

Fau Barbosa

Francisco Kira

Geraldine Maia

Gilberto de A. Sampaio

Gilberto Regima

Giulio Bertoni

Guilherme Ribeiro Filho

Joao Lino

Jose de Vasconcellos

José Severo

Katia Contijo

Marcelo Torres Ribeiro

Maria José

Nagib Jorge Lotfi

Nelson Bruno

Nicodemo Sposato

Nicola Getschko

Odair Marcelo

Rodolpho Mello

Rodrigo Rodrigues

Rubens Souza Diniz

Sergio Frug

Simone Jardim

Sonia Marques

Toninho Kalunga

Ulhôa Cintra

Valdir Damiati

Vinícius Rioli

Violeta Rodrigues

Walter Steurer

Walter Vignati Filho

Zeca Pamplona

Nenhum comentário: