O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pré-candidatos a vereador exigem mais cadeiras na Câmara de Cotia

Câmara de Cotia: reunião de pré candidatos exige mais cadeiras.

Qua, 02 de Fevereiro de 2011 10:50 .
Fonte: Portal Viva

Cerca de cinquenta pré candidatos a vereador se reuniram nessa terça-feira(2) no salão anexo da padaria ao lado do Fórum de Cotia, para discutir o pedido de alteração na Lei Orgânica do Município. Motivo: aumentar o nº de cadeiras na Câmara.

A reunião foi organizada por Gilson Goes, Edson Silva e Edson Cruz, que convidaram todas as pessoas constantes da lista de candidatos a vereador, pela coligação que apoiou a candidatura do Prefeito Carlão Camargo em 2008.

A reunião, que contou com a presença de representantes de vários partidos foi aberta por Gilson Goes. Ele explicou aos presentes a PEC aprovada em 2009, que altera o número de vereadores nas Câmaras Municipais de todo o país, inclusive Cotia.

Com informações do novo Censo do IBGE realizado em 2010, a cidade de Cotia hoje tem mais de 201 mil habitantes, o que lhe dá, automaticamente, mais um vereador na Câmara a partir de 2013. Porém, se a atual Câmara alterar a Lei Orgânica, esse número pode ir a 21.

"Só eles tem a prerrogativa de mudar a Lei Orgânica do Município", disse Gilson, enfatizando a necessidade de todos unirem forças para pressionar a Câmara, solicitando uma emenda na Lei, e ampliando assim a representatividade da cidade, com no mínimo 19 vereadores", disse Gilson.

"Todos alegam que quanto maior o número de vereadores, maior o poder de fiscalização e maior a democracia', falou Edson Cruz.

Apesar de na cidade correr o boca a boca de que mais vereadores na Câmara aumentariam os gastos, Edson Silva explicou que não é verdade. "Os vereadores alegam que vai aumentar o gasto, mas na verdade terão que dividir a fatia dos 6%, e é isso que eles não querem", disse.

Edson Cruz também se manifestou: "Hoje estamos sendo usados como cabos eleitorais, e querem tirar a nossa representatividade. Só 13 vereadores, por mais que eles queiram, não conseguem abraçar a cidade toda", disse. Para Cruz, o importante é a democracia e o progresso da cidade, que precisa ter representantes nos bairros.

"Eles tem que respeitar a gente como cabos eleitorais que fomos. Ninguém nasce vereador, pode nascer principe, rico, mas não vereador", ressaltou, explicando o quociente eleitoral, que acabou elegendo os candidatos mais votados dentro da coligação formada pelo grupo de partidos que apoiaram Carlão.

Manifesto
Os organizadores pediram que todos os presentes assinassem um manifesto que será entregue aos vereadores nos próximos dias.

Foi sugerido ainda que se faça ainda uma audiência pública onde os vereadores expliquem o porque de não quererem o aumento de cadeiras na Câmara. "Temos que buscar mecanismos legais, trazer os presidentes de partidos e convidar o prefeito", disse um pré candidato.

"O prefeito hoje não precisa de nós, ele precisa da Câmara. Mas ele vai precisar de nós daqui há 1 ano e meio", disse outro.

Ficou acertado que o grupo fará uma nova reunião no próximo dia 30 de março, no Sindicato da Borracha, para discutir a reação da Câmara ao manifesto e definir os próximos passos.

Fau Barbosa

2 comentários:

Voto Consciente Cotia - VCC disse...

O QUE VOCÊ ELEITOR(a) COTIANO(a) PENSA OBRE ESSA REIVINDICAÇÃO DE AUMENTO DO Nº DE VEREADORES EM COTIA?

- ACHA JUSTA?

- ACHA INJUSTIFICÁVEL POIS QUEM REIVINDICA ESSE AUMENTO NÃO ESTÁ PENSANDO EM FISCALIZAR NADA E SIM EM FAZER PARTE DO ATUAL GOVERNO E AINDA RECEBER ALTOS SALÁRIOS E BENEFÍCIOS?

LEMBRANDO APENAS QUE HOJE TEMOS 12 VEREADORES EM COTIA. QUE CHEGAM A PASSAR MAIS DE UM MÊS SEM REALIZAR UMA SESSÃO SEQUER. SEJA POR FALTA DE QUORUM OU FALTA DE MATÉRIAS. E QUANDO SE REÚNEM É PARA ATENDEREM A PAUTA ENVIADA PELO PREFEITO.

SERÁ QUE PRECISAMOS DE 21 VEREADORES SE COM 12 JÁ NÃO TEM O QUE FAZER E O QUE DEVERIAM FAZER, OU SEJA, FISCALIZAR O PREFEITO, NÃO FAZEM?

PENSEM NISSO E PARTICIPEM!

VOTO CONSCIENTE COTIA

Coisa Pública disse...

Aqui no Sul. Há mobilização da cidadania contra a elevação dos cargos de vereadores. Em Novo Hamburgo há um movimento. www.mobiliza.inconformados.blogspot.com
em Estância Velha, cidade ao lado de novo hamburgo também. www.transparencia.rs.blogspot.com

Decididamente, um numero maior de vereadores nao aumenta a representatividade, Auemnta apenas as despesas para manter o poder e a mordomias e regalias que este criou para si... tudo isso são impostos dos cidadãos.

Por todo o Brasil deveria a população de cada cidade se mobilizara contra o aumento e, em alguns casos até pela redução, principalmente, nos municipios de menor porte.

Boa luta!