O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Notícias da Política Cotiana

É importante o cidadão e eleitor cotiano perceber como funciona e agem as "forças políticas" locais. Ora são inimigos mortais declarados para "ludibriar" o povo com vistas a uma eleição que se aproxima, passada a tal eleição volta cada um ao seu "status" anterior. E passam a contabilizar possíveis prejuízos com a eleição e negociar eventuais vantagens no novo cenário político(Governo) que se criou, cargos, secretarias, apadrinhamentos políticos e o famoso "jeitinho" de se levar vantagem seja qual for o cenário.

Apenas para refrescar a memória, vamos relembrar os embates das últimas eleições para prefeito de Cotia, onde os atuais parceiros eram adversários ou inimigos:

Eleições 2000
- Prefeito Eleito: Quinzinho Pedroso(PSDB) - Adversários: Mário Ribeiro(PPS); Ailton Ferreira(PTB);

Eleições 2004 - Prefeito Eleito: Quinzinho Pedroso (PSDB) - Adversários: Mário Ribeiro(PMDB); Santo Siqueira(PT); Neto(PTB);

Eleições 2008 - Prefeito Eleito: Carlão Camargo(PSDB) - Adversários: Mário Ribeiro(PSB/PT); Tagarela (PTB); Ailton Ferreira (PV).



Eleições 2010: Carlão une adversários a favor de Quinzinho
21/06/2010
Gilmar de Almeida
Fonte: Cotiatododia

Mário Ribeiro não disputou a convenção do PSC - Partido Social Cristão, no último final de semana, abrindo mão da candidatura a deputado estadual. Nas eleições de outubro Cotia terá dois candidatos à Assembléia Legislativa, o ex-prefeito Quinzinho Pedroso (PDT) e o líder estudantil Damião Carlos (PSOL). Para deputado federal o empresário Sidney Martins foi confirmado pelo PCdoB.

Com a desistência, Mário Ribeiro unificou as forças de todos os candidatos a prefeito na eleição de 2008 em torno da candidatura de Quinzinho Pedroso. Ailton Ferreira e Tagarela já haviam declarado apoio. E também deixou claro qual é o papel do atual prefeito neste processo.

O prefeito de Cotia Carlão Camargo tem se dedicado em tempo integral a garantir uma votação expressiva na cidade, para conseguir eleger Quinzinho. E para isso, o apoio de Mário Ribeiro, mesmo que informal, abre espaço para o avanço a setores onde Quinzinho dificilmente teria acesso, devido à rejeição entre os chamados eleitores "maristas".

Questionado pelo cotiatododia sobre o apoio a um candidato que não pertence à base do partido a que pertence, o PSDB, o prefeito foi pragmático: "Precisamos ter um deputado eleito na cidade, para que possa brigar por nossos interesses". Carlão argumentou ainda que o partido dele, ou da base, não tem candidato na cidade. E prossegue, "Quinzinho conhece como ninguém os problemas de Cotia e não apenas os locais, mas os regionais, que envolvem todos os municípios do entorno", justifica, alegando que muitas vezes encontra dificuldade em resolver um problema local, por conta dos efeitos colaterais nas cidades vizinhas.

Perguntado como vai conseguir ‘ajuntar' no mesmo palanque políticos que, pelo menos em tese, são adversários históricos, o prefeito discursa que é "preciso tirar as diferenças pessoais e pensar apenas na cidade". E lembra que em 2000 disputou com Mário Ribeiro e ambos perderam. Outro argumento do Prefeito para justificar o empenho em eleger Quinzinho é o que ele chama de "voto aventureiro" se referindo aos deputados eleitos com votos de Cotia, sem dar retorno à cidade, "eles vêm aqui, pegam 100, 200, até mil votos e nunca mais voltam".

Então, o apoio é total e irrestrito e o Senhor é o principal cabo eleitoral de Quinzinho Pedroso? "Apoio total e irrestrito. E não apenas meu, não podemos desprezar a importância de apoios como os ex-prefeitos Mário Ribeiro e Ailton Ferreira, e do Tagarela que disputaram comigo em 2008, dos vereadores. Não somos nós apenas, é um grupo político, unido".

Outra ofensiva de Carlão Camargo é com relação aos deputados federais. Ele não esconde que vai pedir voto apenas para aqueles que enviaram algum tipo de benefício para a cidade por meio de emendas ou convênios. E neste caso mostra o lado suprapartidário.Há deputados do PSDB de José Serra como o Edson Aparecido, do PP de Maluf como Vadão e Celso Russomano, Márcio França do PSB ao PT de Dilma Rousseff, como Carlos Zarattini e João Paulo Cunha. "Precisamos conscientizar o povo de que deve votar em quem devolve a confiança com alguma benfeitoria para o município", fecha o discurso.

Nenhum comentário: