O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

sábado, 12 de junho de 2010

Água da Sabesp é imprópria para o consumo humano



Justiça confirma que água da Sabesp é imprópria para o consumo humano.
Processo Nº 152.01.2009.007952-6

Fonte: http://granjacarolinacotiaitapevi.blogspot.com/

A cidade de Cotia tem pouco a comemorar quanto ao padrão de potabilidade da água para consumo humano fornecida pela SABESP.

Um morador da cidade reclamou da qualidade da água e moveu uma ação contra a SABESP , obteve liminar favorável do Poder Judiciário; comprovando que o serviço é realizado de forma irregular.

As análises comprovaram que a água está contaminada e pode até causar câncer.

Principais pontos do laudo pericial:

● A água fornecida para a região de Cotia/SP tem alumínio, ferro, manganês e Trihalometanos em níveis acima do admitido pelo Ministério da Saúde.

● Esses compostos não são eliminados facilmente do organismo e quando o indivíduo é exposto diariamente em contato com a água são cancerígenos.

● A Sabesp deveria interromper imediatamente o fornecimento de água até remover os elementos tóxicos e cancerígenos.

Dessa forma, espera-se para as próximas semanas uma enxurrada de processos contra a Sabesp dos moradores de toda a cidade atingidos pela água, que além de tóxica, pode causar câncer às pessoas que a ingeriram ou tiveram contato com ela.

Também já foi instaurado o inquérito n.º 16/2010 pelo Ministério Público para apuração de crimes ambientais e contra a saúde, mas o processo ainda não foi finalizado.

Consulta do Processo: Tribunal de Justiça de São Paulo

3 comentários:

Voto Consciente Cotia - VCC disse...

Comentário do cidadão Vavá Oliveira:

"Saudações camaradas:
QUE BOMBA
Como as pessoas devem agir caso se sintam vitimas da Sabesp e qual argumento utilizarão para mover tal processo?
Por favor se possivel me responda para que possa comunicar isto aos cidadãos cotianos"

Voto Consciente Cotia - VCC disse...

Comentário da cidadã Maria Salete:

"Srs.
Eu agradeço o recebimento da mensagem informativa, mas tenho alguns questionamentos a fazer. dígnos para a atual situação política do Brasil e a falta de CREDIBILIDADE que os políticos provam possuir.

- Essa divulgação não seria proposital, com a intenção de PRIVATIZAR a SABESP para elevar o preço da taxa d'água? A privatrização é uma atitude típica do PSDB.

- O administrador deste município não teria a intenção de MUNICIPALIZAR A REFERIDA EMPRESA, na parte que pertence à Cotia? Já que a intenção do Sr. Secretário do Meio Ambiente de Cotia é fazer turismo ecológico junto à represa que abastece esta cidade? Atitude que sou ABSOLUTAMENTE contra.
É do conhecimento de todas as pessoas bem informadas, a previsão de escassez de água no mundo. Portanto, percebe-se o interesse de alguns grupos pela posse desse bem natural, ao que eu denomino "OURO LÍQUIDO" (a água).

Sei que fui breve no meu posicionamento. Poderia discorrer mais, principalmente ao "interrompimento de fornecimento de água" (!!!!!)
Gostaria de receber informação do posicionamento dos membros desse grupo, em relação esses
tópicos que citei e que muito me preocupam.
Grata."

Voto Consciente Cotia - VCC disse...

Respondendo às Dúvidas dos cidadãos Maria Salete e Vavá Oliveira:

Com relação ao processo citado na matéria, onde foi comprovada a existência de substâncias nocivas à saúde humana na água fornecida à população de Cotia pela SABESP.
O cidadão que entrou na justiça teve que arcar com as custas do processo, como advogados e laudos técnicos para comprovar a existência da contaminação na água. A data da abertura do processo foi em 29.06.2009, a coleta da água para análise ocorreu no mês de Julho/2009, mas a sentença definitiva aconteceu apenas em 26.04.2010.
Ficou comprovada que a alegação do consumidor era verdadeira, ou seja, a água estava imprópria para o consumo.
No entanto, não sabemos o quanto de água contaminada consumimos neste período, pois da suspeita do consumidor até a presente data já completa quase um ano!
O que precisamos fazer é questionar a SABESP para que apresente um novo laudo sobre a qualidade da água, para sabermos se a água que estamos consumindo está ou não apropriada para o consumo.
Temos que ficar atentos e cobrar providências junto a SABESP, para que não aconteça o mesmo que ocorreu na cidade do Guarujá, onde nada foi feito e a situação só piorou, conforme link abaixo:

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/01/17/ult4733u28849.jhtm

Para obter mais informações sobre o processo contra a Sabesp à respeito da contaminação na água fornecida à população, acesse:

http://www.tj.sp.gov.br/PortalTJ3/Paginas/Pesquisas/Primeira_Instancia/Interior_Litoral_Civel/Por_comarca_interior_litoral_civel.aspx

Na página do Tribunal de Justiça/SP, fornecer as seguintes informações:
Pesquisar por Processo
Fórum/Comarca: Cotia
Ano: 2009
Número: 7952
Tipo de Pesquisa Fonética: Idêntico
Digitar os caracteres anti-Spam:
E clicar em Pesquisar