O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Voto Consciente Cotia acompanhará para que as promessas sejam cumpridas!

Fonte: www.cotiatododia.com.br
Novo presidente quer resgatar papel da Câmara
07/12/2009
Sonia Marques

Uma pesquisa encomendada pela mesa diretora da Câmara Municipal de Cotia - e guardada a sete chaves, apresenta uma triste realidade, porém nenhuma novidade: a maioria dos eleitores não sabem o que é e para que serve um vereador e qual o real papel da Câmara Municipal. Muitos nunca se quer foram à Câmara ou sabem onde ela está instalada.

E é com base no resultado desta pesquisa e pensando em uma forma de resgatar a credibilidade da Câmara - e dos vereadores, além de despertar o interesse da população para o poder legislativo, o próximo presidente, Marcos Nena (PPS), eleito em setembro, promete grandes mudanças na Casa a partir de 2010.

A primeira delas será a alteração do horário das sessões que deve voltar para as 17h, reivindicação do Movimento Voto Consciente que não gostou nada da realização das sessões no horário da manhã. Eles alegam que neste horário fica difícil a participação popular uma vez que a maioria das pessoas trabalham durante o dia. Por outro lado, nos últimos meses, por coincidência ou não, a participação de populares aumentou, modestamente, mas aumentou.

Tornar a Câmara mais participativa, mais independente, mais transparente e de certo modo, digamos, mais democrática, deve ser o grande desafio do novato Marcos Nena para tirar o estereótipo de "quintal da prefeitura", como há muito tempo vem sendo chamada pela oposição (embora oposição de fato não haja nesta legislatura, mas isso será uma discussão à parte).

Embora sem dar detalhes, Nena revelou ao cotiatododia que entre as mudanças mais
relevantes que pretende fazer em seu mandato está a alteração no Regimento Interno da Casa, cuja última edição é de 1990. Desde então sofreu pequenas alterações. O Regimento Interno é a lei que determina, por exemplo, como os vereadores devem se comportar, o tempo que irão usar a Tribuna, o período de eleição da mesa e quase todos os procedimentos dos vereadores durante as sessões e na tramitação de projetos.

E as reformas do futuro presidente, que já fala e atua como presidente, não devem parar por aí. O corpo administrativo da Casa, deve ganhar reforço a partir de janeiro, mais uma carta na manga de Marcos Nena que promete ‘cravar' sua marca registrada na Câmara Municipal ao longo de seu mandato.

Mais participação popular
A novidade anunciada em primeira mão ao cotiatododia será a transmissão, ao vivo, das sessões da Câmara pela Internet, ação que pretende implementar até meados do próximo ano. O site da Câmara também passará por reformulação, de modo a manter os eleitores e cidadãos mais informados sobre as ações dos vereadores, projetos e leis aprovados na Casa.

Projetos
Seguindo o exemplo de seu colega Rogério Franco (PMDB), atual presidente, Nena diz que as sessões itinerantes irão continuar (este ano ainda há uma prevista em local ainda não definido).
E para reforçar a participação de um público muito específico, a juventude, o novo presidente pretende criar o "Parlamento Jovem", projeto que já existe em outras Câmaras e também na Assembléia Legislativa de São Paulo, onde adolescentes, entre 15 e 17 anos, representantes de escolas, tornam-se vereadores mirins, promovem sessões nas dependências da Câmara, discutem projetos que posteriormente são encaminhados para apreciação e votação dos vereadores oficiais.

Um comentário:

Voto Consciente Cotia - VCC disse...

A boa notícia é que a mobilização dos mais de 500 cidadãos que assinaram o manifesto "Carta de Cotia", reivindicando a volta do horário das sessões para as 17 horas, e outras melhorias no processo legislativo municipal, parece ter feito nossos vereadores acordarem para a triste realidade em que se encontra a Câmara Municipal, em relação aos serviços que deveria prestar a população.
No entanto, como diria o velho ditado: cautela e caldo de galinha não faz mal a ningúem!
Apenas para refrescar a memória do cotianos, o vereador Almir Rodrigues quando assumiu a presidência em 2007, veio com um discurso parecido, de que iria modernizar a Câmara, transmitiria as sessões via Internet e coisa e tal. Nada aconteceu! Ficou só no blá, blá, blá!!!
Vamos dar um voto de confiança ao Marcos Nena, para ver até onde vai. Para o bem do Poder Legislativo Municipal é bom que ele cumpra as suas promessas, pois esta Câmara está muito em baixa com a população, há uma discrença muito grande, ninguém mais acredita que eles estejam comprometidos seriamente com o que prometem! Nós do Voto Consciente iremos acompanhar cada passo do novo presidente e pretendemos refrescar a memória dele e dos eleitores quanto as essas promessas! Quem viver verá!!!