O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sessões da Câmara de Cotia podem voltar para horário noturno

Como já havíamos adiantado em primeira mão, na última terça-feira (25/08), segue matéria do Cotia Todo Dia sobre a posição do Presidente da Câmara Municipal de Cotia, Sr. Rogério Franco, que em reunião com os representantes do Voto Consciente admitiu que irá rever a decisão de mudança de horário das sessões. E que está aberto a sugestões da população!

Isso só nos mostra, enquanto cidadãos, o quanto podemos influenciar nos rumos da política de nosso município, basta que nos organizemos e assumamos o nosso papel de cidadãos. Agindo assim, como neste caso, que abrimos um canal de participação e manifestação pública de opinião dos cidadãos sobre a mudança de horário das sessões, através da "Carta de Cotia". Manifesto este já assinado por quase 300 cidadãos, entre eles, lideranças comunitárias e representantes de vários movimentos.

Queremos agradecer aos cidadãos que já se manifestaram, aos que já apoiaram e aos que ainda irão apoiar a nossa iniciativa. Queremos agradecer também, aos órgãos de imprensa de nossa cidade (COTIA TODO DIA e JORNAL D'AQUI) que exerceram o seu papel de informar a população e levaram a notícia de nosso movimento, matéria-prima indispensável para que outros cidadãos pudessem formar opinião a esse respeito.

Fica aqui registrado que a força dos cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres pode alcançar muitas outras vitórias para a coletividade cotiana!

Parabéns a todos e continuemos participando e cobrando melhorias da Câmara Municipal e também do Executivo.

Atenciosamente,


Manoel Santos (Nelinho)
Coordenador do Voto Consciente Cotia

Nota do Voto Consciente: A jornalista cita na matéria que os voluntários que fazem o acompanhamento das sessões não são os mesmos que faziam antes. Em nossa avaliação, isso revela um crescimento do movimento e também do interesse dos cidadãos, pois vêem que podem contribuir e exercer sua cidadania, prestando esse serviço voluntário para o bem de todos. São voluntários do Voto Consciente Cotia no acompanhamento da CMC, aos quais externamos nosso agradecimento pelo empenho e dedicação, Srs.: Rodolpho Mello, Teresinha Paloschi, Eremilton Barbosa e Sônia Barbosa (Coordenadora do VCC São Paulo, que está nos assessorando neste momento).


Sessões podem voltar para horário noturno 02/09/2009
Sonia Marques
Fonte: http://www.cotiatododia.com.br

O presidente da Câmara de Vereadores de Cotia, Rogério Franco (PMDB) está disposto a mudar novamente o horário das sessões, caso essa seja a vontade da maioria da população.

Por uma decisão da mesa diretora e aprovação da maioria dos vereadores (apenas um voto contrário do vereador Toninho Kalunga-PT e abstenção de Zeca Pamplona-PSDB que não participou da sessão), as sessões que até o primeiro semestre deste ano aconteciam às 17 horas de terça-feira passaram para as 10h.

A decisão deixou irritada a coordenação do Movimento Voto Consciente de Cotia que iniciou uma campanha para que os vereadores voltem atrás. Nelinho Santos, coordenador do Movimento, argumenta que as sessões no período da manhã são inviáveis porque dificulta a participação popular. Um abaixo assinado, intitulado Carta de Cotia já coletou mais de 200 assinaturas de munícipes que estão de acordo com o Movimento e querem que as sessões retornem ao antigo horário.

Rogério Franco que mudou o horário das sessões sob argumento de contenção de gastos, recebeu representantes do movimento e se diz "flexível". Disse ao cotiatododia que está pensando em até fazer uma pesquisa se for o caso, para apurar qual o melhor horário para a realização das sessões aos olhos da população. "Estou disposto a voltar atrás ou até realizar as sessões em outro horário, se assim for o desejo da população".

Por outro lado, desde que as sessões mudaram para o horário da manhã, a participação popular aumentou, conforme já constatou a reportagem do cotiatododia que acompanha semanalmente as sessões. Já para o Voto Consciente, a participação reduziu. Porém vale ressaltar que o acompanhamento das sessões pelo Voto Consciente não é feito pelos mesmos representantes que faziam no horário noturno, portanto, cada qual tem noções diferenciadas das sessões.

Mudança de posturas
Além de mudança de horário, os integrantes do Movimento cobram mais transparência nos atos da Câmara e também na postura dos vereadores durante as sessões que se ausentam durante muito tempo na leitura dos projetos, conversam e não prestam atenção nos trabalhos. Outra reivindicação dos integrantes do Movimento que acompanham as sessões é que os vereadores utilizem o microfone ao se manifestarem para que o público possa ouvir suas manifestações e intervenções.

Nenhum comentário: