O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Após recesso parlamentar Câmara de Cotia retoma os trabalhos

Paulinho Lenha: “Nunca vi Câmara mais democrática"
Ter, 02 de Agosto de 2011 16:30 Sonia Marques
Fonte: Cotiatododia

Acabou o recesso parlamentar. Os vereadores de Cotia retomam os trabalhos legislativos hoje, às 18h. E terão pela frente duas importantes e acirradas discussões: a escolha do novo presidente para 2012 e a decisão sobre o número de vereadores para a próxima legislação, a partir de 2013.

Estes e outros assuntos nortearam a entrevista exclusiva concedida ao cotiatododia na tarde desta segunda-feira (1º) véspera do retorno aos trabalhos.


Vereador Paulinho Lenha (PMDB), presidente da Câmara de Cotia


Pulinho Lenha (PMDB) presidente da Casa faz balanço positivo do primeiro semestre.

“Ao longo de todo o período deixamos de realizar apenas uma sessão, por falta de energia elétrica”. Em pouco mais de quatro meses de atuação no primeiro semestre (janeiro e fevereiro estavam de recesso), os vereadores aprovaram aproximadamente 60 projetos, sendo a maioria, (60%) de autoria do executivo. Nesta conta não estão inclusos os requerimentos, títulos de cidadão e moções. No período também foram realizadas 4 sessões itinerantes (Caputera, Mendes, Mirizola e Jardim Sandra).

“O resultado é maravilhoso!”, diz Lenha considerando uma boa produção. E ressalta que acabou a velha história de boicote às sessões, de fugir de votações ou não atender populares. “Todos que vieram à sessão reivindicar ou cobrar melhorias para os bairros ou outras manifestações foram atendidos por mim ou por outros vereadores, a democracia foi cumprida”, diz. “Nunca vi uma Câmara mais democrática que essa”, completa.

Satisfeito com o desempenho, o presidente diz que deve seguir a mesma fórmula no segundo semestre e cobra participação popular. “O povo deveria participar mais, cobrar mais”, diz o presidente cobrando presença dos eleitores nas sessões ordinárias às terças-feiras e também nas itinerantes, quando os vereadores vão até os bairros. “Todas as reivindicações feitas nas sessões itinerantes estão sendo encaminhadas”, garante.

"Me sinto realizado com meu mandato"
Projetos

Entre os projetos discutidos e aprovados no primeiro semestre o presidente não soube destacar o mais importante. “todos são importantes, porque mexem diretamente com a vida do cidadão”.

Neste segundo semestre promete implementar a Câmara Mirim, projeto de sua autoria, aprovado pelos colegas que a exemplo de outros legislativos, cria uma câmara especial formada por alunos das escolas públicas da cidade.

Quanto ao seu próprio desempenho como legislador Paulinho Lenha também se diz satisfeito. “Me sinto realizado com meu mandato”, diz garantindo que não há tarefas difíceis na função e que não irá deixar de cumprir nenhuma promessa de campanha, e lógico é candidato a reeleição.

Como presidente diz que se sente meio “paizão” dos demais vereadores, principalmente dos mais jovens, como Beto Rodovalho, de quem gosta de puxar a orelha de vez em quando.

Apesar de pregar a democracia de sua gestão e cobrar a participação popular, o presidente ao ser questionado sobre a divulgação antecipada da pauta das sessões como ocorre em outras câmaras, o presidente argumenta que não é possível atender essa reivindicação por falta de tempo. “A decisão sobre a pauta acontece muito em cima da hora da sessão”. Foi também na sua gestão que as sessões deixaram de ter a transmissão ao vivo pela internet na página da TV Câmara. No inicio do ano, em entrevista ao cotiatododia disse que retomaria as transmissões, o que não ocorreu. Segundo ele por dificuldades técnicas no sinal da internet, informação confirmada pela assessoria de comunicação da Casa.

Novo presidente

Com o voto declardo de Paulinho Lenha, Arildo Gomes é o primeiro nome que se apresenta para ocupar a cadeira de presidente em 2013. Ele deve ser o primeiro veterano desta legislação a ocupar a presidência, até então dominada pelos chamados novatos. Em 2009 Rogério Franco (PMDB) liderou a mesa. Em 2010, Marcos Nena (PPS) foi o presidente e passou a cadeira para Lenha. “Os vereadores novos é que estão fazendo a diferença nesta Casa”, diz o presidente.

"Os vereadores novos é que estão fazendo a diferença nesta Casa"
No ano passado, três vereadores veteranos e licenciados ocupando secretarias voltaram para a Câmara e fizeram questão de participar do processo de eleição da mesa (Claudio Olores, Sergio Folha e Almir Rodrigues) para garantir a hegemonia dos veteranos mas acabaram votando com os novatos. A eleição da mesa deve ocorrer em setembro e se houver disputa, ela deve acirrar nos últimos dias da votação.

Número de vereadores

Outra discussão que promete mobilizar vereadores, suplentes e futuros candidatos é a quantidade de vagas de vereadores para o próximo pleito, em 2013 cujas eleições ocorrem em outubro de 2012.

Por lei, de acordo com o novo censo populacional, Cotia, com 201 mil habitantes passa dos atuais 12 para 13 vereadores. Mas de acordo com a Proposta à Emenda Constitucional (PEC) número 58 aprovada pelo Congresso Nacional em 2009, as câmaras municipais podem ser ampliadas de acordo com a população de cada município. Cotia pode chegar a 21 vereadores. A decisão ocorrerá pelo voto.

Se depender de Paulinho Lenha, Cotia seguirá apenas o que determina o censo, 13 vereadores. E neste ponto ainda não há consenso. Há vereadores que defendem 15 outros 17, mas os atuais suplentes e futuros candidatos a uma vaga na Câmara querem mesmo é que a cidade vá para o número máximo permitido, 21 vereadores e pressionam os donos das cadeiras. A decisão, obrigatoriamente deve ocorrer até 30 de setembro para valer para as próximas eleições

Nenhum comentário: