O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Nova creche desagrada e descumpre lei

Educação
Nova creche desagrada e descumpre lei
03/06/2011
Sonia Marques
Fonte: Cotiatododia

A inauguração do Centro Educacional Granja Carolina 2 é a prova mais real do dito popular "a pressa é inimiga da perfeição".

O desespero da Secretaria de Educação para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta - TAC assinado com o Ministério Público para criar 800 vagas em creches até 2012 está fazendo crianças pagarem um preço muito alto.

Sessenta crianças entre seis meses e 3 anos de idade, estão confinadas em um espaço exíguo de um sobrado alugado pela Secretaria de Educação na avenida Joaquim Barreto, região central da cidade. Embora tenha passado por uma adaptação, não precisa ser nenhum especialista para saber que o espaço é insalubre e completamente inadequado para receber crianças. Cheio de escadas, corredores apertados, ambientes escuros, todo coberto sem nenhuma possibilidade de sol nos ambientes externos.

A secretária Olga Ferreira de Morais diz que o espaço é provisório para atender a demanda e que por outro lado, as escadas não interferem no dia a dia da escola porque "os bebês não sairão da sala". Ou seja, mais de 30 crianças passarão o dia todo - das 7h às 17h dentro de duas salas de aula. Ali elas vão brincar, se alimentar, dormir e quando for necessário, será ali também que terão as fraldas trocadas.
Quando nossa reportagem chegou, junto com o prefeito Carlão Camargo e outros convidados que foram conhecer o novo espaço, quase todos choravam ao mesmo tempo, um dos pequeninos tentou falar alguma coisa com o prefeito mas não conseguiu ser entendido devido a chupeta. Pela sua expressão talvez quisesse dizer, "me tirem daqui pelo amor de Deus".

"Estou feliz, porque estou conseguindo atender a demanda", disse a secretária de Educação. "As mães estão felizes porque tem a vaga garantida para seus filhos", completou.

"O espaço não é o ideal, não condiz com o padrão das obras da prefeitura", disse o prefeito Carlão Camargo visivelmente constrangido. Disse que já está negociando um terreno ao lado do centro educacional para construir uma creche maior. Para amenizar, anunciou a construção de uma creche modelo no Jardim Miguel Mirizola, que terá capacidade para 600 crianças.

Prefeito Carlão Camargo (centro) visivelmente constrangido

O constrangimento foi ainda maior com a chegada do presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Cotia, Paulo Generoso, que convidado a participar do café da manhã ficou de fora, porque o acesso ao ambiente do café também é por escadas e ele é cadeirante.

Acesso negado. Escadas impediram participação do presidente do Conselho da Pessoa Deficiente, Paulo Generoso

"Por mais que se fale em acessibilidade nesse município, alguns órgãos continuam remando contra a maré da modernidade, da razão e da seriedade que as autoridades governamentais deveriam seguir. A falta de respeito é tanta que tiveram a capacidade de levar um copo de suco e uns salgadinhos para o "aleijado" que estava no alto da escada e não pode participar da inauguração de um estabelecimento público em um prédio publico", escreveu Generoso em blog "Verdade Nua Crua'. "Me senti ultrajado, repudiado, discriminado! Estou decidindo as atitudes que irei tomar como Conselheiro, mas, principalmente como cidadão".

Nenhum comentário: