O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

sábado, 5 de abril de 2008

Propostas do Voto Consciente são aprovadas pela OEA, em Washington - EUA


Propostas encaminhadas pelo Voto Consciente são aceitas em reunião na OEA


Nos dias 10 a 14 de março, ocorreu em Washington, D.C., EUA, o encontro anual de representantes da Sociedade Civil , organizado pela Organização dos Estados Americanos- OEA. Durante uma semana os representantes discutiram mecanismos para incrementar a parceria e cooperação com a Sociedade Civil, tendo como ponto de reflexão a Declaração de Medellín: Juventude e Valores Democráticos. Esta declaração estabelece, ao longo de seus 19 artigos, compromissos que os Estados-membros da OEA deverão promover para fortalecer a juventude e os valores democráticos nas Américas.
A estruturação da discussão foi feita em torno de três mesas-redondas: Democracia e Direitos Humanos; Promoção do Desenvolvimento da Região; e Fortalecimento do Bom Governo e Transparência. Neste último segmento, coube a participação do Movimento Voto Consciente, que encaminhou as seguintes propostas:
- Desenvolver programas de fiscalização e controle de práticas ilegais como compra de votos, clientelismo político e tráfico de influências;
- Divulgação de informação de candidatos que tenham sido condenados pelo sistema judicial, a fim de proteger os interesses das gerações mais jovens;
As recomendações acima, apresentadas pelo Movimento Voto Consciente, foram incorporadas ao documento final e apresentadas ao Conselho Permanente da OEA, juntamente com outras orientações das demais mesas redondas. Espera-se que durante a XXXVIII Assembléia Geral da OEA, que ocorrerá em Medellín no mês de Junho de 2008, as recomendações possam servir de parâmetros aos Estados-membros para ampliar sua transparência e aperfeiçoar seus valores Democráticos.
Finn Arnesen
Coodenador Geral
Movimento Voto Consciente

Nenhum comentário: