O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Maluf usa mandato para fazer leis em causa própria

VALOR ECONÔMICO - 23/03/2010

Editorial - Maluf usa mandato para fazer leis em causa própria


O Congresso Nacional tem criado uma sucessão de impasses em resposta às tentativas profiláticas da sociedade em relação à política, com enorme prejuízo para a credibilidade das instituições e, em consequência, para a ordem democrática. O foro privilegiado tornou o Congresso Nacional um recurso de defesa de réus em processos criminais, e para lá convergem acusados dos mais variados crimes. A favor deles, conta a morosidade dos tribunais superiores, desaparelhados para julgamentos criminais.

Segundo pesquisa da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) de 2007,em 18 anos e meio, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu 130 processos criminais contra autoridades que têm foro privilegiado e ninguém foi condenado.

Abrigados no Congresso por razões judiciais, os parlamentares que respondem a ações criminais, com raras exceções, acabam fazendo do mandato parlamentar um instrumento a serviço exclusivo de seus interesses. O caso do deputado Paulo Maluf (PR-SP), incluído na lista de procurados pela Interpol - o que o coloca em risco de prisão em 186 países que integram a polícia internacional - por crime de lavagem de dinheiro , é paradigmático.

O parlamentar, ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital pelo voto indireto, no período da ditadura, e ex-prefeito da capital pelo voto direto já na fase democrática, responde a inúmeros processos por improbidade administrativa e foi preso em 2005, acusado de intimidação de testemunha.

Em 2006, candidatou-se à Câmara dos Deputados. Já em 2007, apresentou um projeto de lei instituindo a "mordaça" para autores de ações civis públicas, ações populares e ações por improbidade administrativa (o parlamentar responde aos três tipos).

Maluf mira, dessa forma, o Ministério Público e acena para os membros da instituição, como punição pessoal, com prisão, multa e pagamento de indenização na hipótese, definida vagamente, de o autor das ações praticar "o ato de maneira temerária".

Não se imagina que o Ministério Público seja imune a erros ou a ações de integrantes de má-fé , mas o Conselho Nacional do Ministério Público (Conamp) é a instância responsável pelo controle da instituição. Não existe razão para um parlamentar que é parte interessada fazer transitar esse tipo de projeto no Legislativo.

Na hipótese de aprovação, os efeitos serão claros. Segundo o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), a proposta cria um sistema tão punitivo que inibirá a ação do MP contra os políticos. Se aprovado, o projeto fechará o círculo de impunidade em torno de parlamentares sob investigação: o MP não investigará, o STF não julgará e estará garantido a eles uma feliz estadia no Congresso Nacional, cuidando de seus próprios interesses.

A proposta do deputado Paulo Maluf entrou na pauta de votações com o apoio do PTB, do PP e do PR e com a condescendência dos demais partidos.

Tramita junto com a emenda popular que proíbe a candidatura de fichas sujas - que, se a sociedade civil não ficar atenta, poderá sucumbir enquanto Maluf colhe bons frutos, apoiado por parlamentares na mesma situação que ele.

É certo, não são todos os parlamentares que agem como Maluf, a serviço de sua própria causa. O deputado José Genoíno (PT-SP), ex-presidente do PT, arrolado no processo do mensalão, tem sido de grande ajuda ao movimento do MP para derrubar o projeto do ex-prefeito.

"Não podemos misturar a instituição com algumas pessoas que exageram,nem fazer política com o retrovisor. Não posso transformar uma questão pessoal em institucional", disse o parlamentar ao jornal "O Estado de S. Paulo". É uma atitude louvável, a do parlamentar do PT paulista, digna de ser imitada pelos seus pares que têm fortalecido as pretensões do deputado do PR.

Se a Interpol procura Paulo Maluf , é bom avisá-la que o deputado está no Congresso Nacional, legislando em causa própria, para coagir o Ministério Público a não importuná-lo com ações por improbidade administrativa. Acabar com o foro privilegiado é uma forma eficiente de evitar o uso do Congresso para fins pessoais inconfessáveis, assim como seria desejável que se aprovasse um projeto ficha limpa, com todas as garantias de que a Justiça não será usada para excluir adversários da política.

Para ver manisfestação do Ministério Público Federal sobre o Projeto de Lei da Mordaça, de autoria do Deputado Paulo Maluf, acesse:
http://www.atontecnologia.com.br/clientes/conamp/04_arquivos/documentos/ManifestoLei%20Mordaca.pdf

Para acompanhar a situação do Projeto na Câmara dos Deputados, acesse:

http://www.camara.gov.br/sileg/integras/438477.pdf

http://www2.camara.gov.br/proposicoes

Faça sua pesquisa informando:
Tipo de Projeto: Projeto de Lei
Nº do Projeto: 265
Ano: 2007
Autor: Sr. Paulo Maluf

Proposição: PL-265/2007 Clique para obter a íntegra
Autor: Paulo Maluf - PP /SP Clique para obter os detalhes do autor.

Para Elogiar, Sugerir, Solicitar ou Reclamar junto aos Deputados Federais, acesse:

http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado

Envie a sua mensagem para todos os deputados ou selecione por Estado, partido ou aqueles de seu interesse.

Um comentário:

Voto Consciente Cotia - VCC disse...

Campanha Nacional contra a aprovação desse PL da Mordaça e a Favor da aprovação já do PL da Ficha Limpa!

Precisamos nos mobilizar e não deixar que o Crime Organizado seja Institucionalizado nesse país, por meio dos poliqueiros maquiavélicos de plantão, que estão sempre legislando, advogando e governando em causa própria.

Vamos participar, mandar e-mail, fazer o acompanhamento do PL, conforme orientado no final da matéria. E se aprovado for, tal projeto que atenta contra a moralidade pública, vamos divulgar a lista suja dos políticos que votaram favoráveis ao Projeto do Maluf, e também, porventura os que votarem contrários ao Projeto da Ficha Limpa!

Vamos passar esse Brasil a limpo!

Participem!