O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

domingo, 22 de novembro de 2009

Identificação digital dos eleitores nas Eleições 2010!


Recadastramento biométrico vai chegar a um milhão de eleitores
Fonte:http://agencia.tse.gov.br
03 de novembro de 2009 - 16h44

A Justiça Eleitoral começa hoje (3) o recadastramento de eleitores em duas cidades brasileiras para identificação por meio das digitais nas eleições de 2010. São elas: Cabedelo (PB) e Canoas (RS). Até março do ano que vem, 1.033.057 de eleitores em 43 cidades passarão pelo recadastramento biométrico.

A identificação dos eleitores pelas impressões digitais chega como aliada do sistema eletrônico de votação, que garante da segurança do voto desde a sua implantação, a partir de 1996.

Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores desses municípios devem comparecer aos locais definidos pela Justiça Eleitoral com documento de identidade e comprovante de residência.

O sistema de identificação por meio das impressões digitais foi utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008, como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). Em junho deste ano, os eleitores de Armação de Búzios (RJ) também foram recadastrados por meio da biometria.

Revisão do eleitorado

Em maio deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou proposta do Grupo de Trabalho de identificação Biométrica para que o cadastramento biométrico ocorresse em conjunto com a revisão do eleitorado, em municípios indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

A revisão de eleitorado é feita periodicamente pela Justiça Eleitoral atendendo a três critérios definidos pelo artigo 92 da Lei 9.504/97. São eles: quando o eleitorado superar 65% da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja dez por cento superior ao do ano anterior e nas situações em que o eleitorado for superior ao dobro da população entre dez e quinze anos, somada à de idade superior a setenta anos naquele município.

Um comentário:

Voto Consciente Cotia - VCC disse...

Caros amigos e amigas, estamos vendo uma luz ao fim do túnel! Que esta modernização da Justiça Eleitoral possa trazer credibilidade ao Sistema Eleitoral Brasileiro. Com a identificação digital dos eleitores (biometria), impede-se que os cabos eleitorais que compram votos à serviço dos candidatos, possam votar em nome dos eleitores, em posse de seus documentos. Pena que em apenas 51 cidades será possível este tipo identificação nas eleições de 2010! A previsão da Justiça Eleitoral é que num prazo de 6 a 8 anos, a identificação digital dos eleitores seja concluída em todo o País. Em Cotia, esta modernidade seria muito bem vindo, pois muitos foram os casos relatados de eleitores que "venderam" seu voto a candidatos na última eleição, deixando como garantia da venda, seus títulos eleitorais. Isto é uma Vergonha e um crime! Tanto para quem compra como para quem vende o voto!

Por Manoel Santos.
Voto Consciente Cotia