O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

sábado, 4 de julho de 2009

Mudança de Horário das Sessões - Resposta ao vereador Kalunga

Cotia/SP, 03 de Julho de 2009.

Assunto: Mudança do Horário de Sessão da Câmara – Resposta ao vereador Kalunga


Tem a presente, a finalidade esclarecer a opinião pública e responder ao vereador Kalunga, quanto a sua manifestação neste veículo de comunicação, tecendo comentários a respeito da livre expressão de minha opinião, enquanto cidadão, eleitor neste município e digno representante do Núcleo Voto Consciente Cotia, núcleo este criado em março de 2005 e até hoje acompanhado e assessorado pela Coordenação Geral do Movimento Voto Consciente, que foi criado a mais de 22 anos, em São Paulo. Portanto, existem hoje no Brasil mais de 100 núcleos filiados ao Movimento Voto Consciente. Adotando sempre a mesma linha de ação enquanto Movimento Cívico, Apartidário e formado por pessoas que prestam serviço voluntário.

Gostaríamos de esclarecer a todos que a matéria publicada em 01.07 último, por este importante meio de comunicação sob o título “Câmara de Cotia é uma vergonha”, e que gerou o “truculento” comentário do nobre vereador Kalunga, é parte de um e-mail enviado por mim aos demais membros e rede de contatos do Voto Consciente, em que teço comentários sobre a falta de bom senso desta Câmara Municipal, que em 30.06 decidiu por mudar o horário das sessões para as 10 horas da manhã, sem consulta prévia à população, alegando como motivo isolado a redução de gastos administrativos de se realizar uma única sessão por semana a partir das 17h15, e que via de regra se encerra por volta das 19 horas, quando muito.

Quero que fique bem claro ao Sr. Vereador Kalunga e aos demais, que não sou eu nem o movimento Voto Consciente Cotia quem faz a pauta jornalística do Diário “On Line” Cotiatododia. A jornalista, na sua livre iniciativa preferiu dar ênfase apenas ao título que lhe desse uma boa pauta.

Agora o que o senhor vereador Kalunga está questionando? Será que não temos o direito de expressar a nossa livre e democrática opinião? Ou será que eu e o movimento Voto Consciente seremos processados por V.Sa. ou por quem seja, apenas por afirmar que temos vergonha da decisão tomada por nossos representantes políticos? Será que os papéis não estão sendo invertidos nobre vereador? É o povo quem deve acompanhar e cobrar os políticos eleitos, e diga-se são bem remunerados para isso ou são os políticos que devem controlar e coibir a livre manifestação de opinião de seus cidadãos em assuntos de interesse coletivo da municipalidade?

Queremos entender que a forma como a chamada da matéria foi postada pelo jornal tenha levado o nobre vereador a uma manifestação tão desrespeitosa à minha pessoa e a este movimento de cidadãos CONSCIENTES que apenas represento, senhor vereador. Talvez não sejamos tão CONSCIENTES assim como o nobre vereador, mas acreditamos que somos nós cidadãos os legítimos responsáveis por cobrar de seus governantes políticos, que estes prestem contas de seus atos públicos. Se o senhor vereador se sentiu ofendido por fazermos tal cobrança, lamentamos. Se o senhor ficou magoado pelo fato de não ter sido citado por nós por ter votado contrário na decisão acima citada, pedimos desculpas. Mas reafirmamos que o referido e-mail tecia comentários sobre matéria publicada neste veículo de comunicação, em 30.06, na qual já citava o vosso nome como voto contrário, nosso e-mail não foi publicado na íntegra pelo jornal.

No entanto, não entendemos ainda o que o senhor quis dizer ao afirmar que tem vergonha da falta de consciência do Voto Consciente. É apenas um trocadilho? Ou o senhor vereador está querendo se colocar como o único cidadão cotiano capaz de realizar o debate desse tema com a sociedade, será que nós simples mortais não temos consciência e capacidade para isso? Desculpe-nos senhor vereador, mas acreditamos que também nós, somos merecedores de uma nota de esclarecimento sua e que esta seja um pouco mais respeitosa e esclarecedora.

Em nome da relação amistosa e educada que sempre adotamos com nossos representantes políticos, independente da coloração partidária a que pertençam.

Nos colocamos à disposição de V.Sa. e dos demais vereadores, já manifestamos essa intenção na matéria veiculada pelo jornal, e vamos mobilizar os cidadãos cotianos para que opinem livremente sobre este tema e outros assuntos de interesse da municipalidade cotiana.

Atenciosamente,


Manoel Ribeiro dos Santos.
Coord. Voto Consciente Cotia

Nenhum comentário: