O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

sábado, 25 de julho de 2009

Coordenação Geral do Voto Consciente São Paulo visitará Cotia

Voto Consciente São Paulo visitará Cotia

Comunicamos a todos os cidadãos cotianos interessados em discutir e participar coletivamente na solução dos problemas políticos de nossa cidade, que na próxima quarta-feira (29/07) receberemos a visita da Coordenação Geral do Movimento Voto Consciente São Paulo.

O Voto Consciente existe na cidade de São Paulo a mais de 22 anos, criado em 1987 através da iniciativa isolada, porém pioneira de apenas cinco senhoras aposentadas, insatisfeitas com os rumos da política municipal à época. Hoje o movimento, que se destaca pela conscientização política e cidadã da população em geral é responsável pelo acompanhamento e avaliação dos parlamentares nas Câmaras Municipais de mais de 100 cidades espalhadas por todo o Brasil, além dessas cidades faz o acompanhamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Na cidade de Cotia, o movimento foi iniciado em março de 2005, também pela iniciativa de poucos e incansáveis voluntários, com a assessoria e acompanhamento das coordenadoras do Voto Consciente São Paulo, Sonia Barboza e Rosangela Giembinsky.
E apesar das dificuldades enfrentadas nesse período, foi capaz de concluir com êxito os trabalhos de acompanhamento e avaliação dos vereadores municipais da legislatura 2005 a 2008. Essa avaliação deu nota de zero a dez, para cada um dos 12 vereadores, nos critérios adotados pelo movimento como: Leis Sancionadas, Fiscalizador do Executivo, Fidelidade Partidária, Frequência às Sessões e Pedidos de Informação. Após a ponderação dessas notas, apenas 2 (dois) vereadores atingiram notas superiores a 6 (seis), média para aprovação pelo Voto Consciente. Essa média foi alcançada pelos vereadores: Antonio Carlos "Kalunga" (nota 6,7) e Almir Rodrigues (nota 6,4).

Esse relatório de avaliação dos vereadores foi divulgado e apresentado à imprensa e a população presentes na Câmara Municipal, no dia 17 de setembro de 2008. Acreditamos que este trabalho foi uma grande ferramenta disponibilizada para os cidadãos conscientes da cidade, que na época da eleição se preocupam em avaliar melhor os candidatos merecedores de seu voto de confiança. O Voto Consciente tem se tornado essa referência para os eleitores na hora da escolha do voto, porém essa confiança só foi conquistada pela postura ética, imparcial e apartidária do movimento. Que é formado por pessoas que acreditam na política como solução dos problemas coletivos, por isso prestam esse serviço voluntário e acreditam num Brasil melhor para todos os seus cidadãos. Muitos foram os casos de pessoas que nos ligaram ou nos enviaram e-mails querendo saber sobre os candidatos na última eleição municipal, pois tomaram conhecimento do relatório de avaliação dos vereadores. Isso nos deixou muito felizes, pois acreditamos que demos a nossa pequena parcela de contribuição.

Entretanto, ao final do mês de Junho, fomos surpreendidos pela decisão da Câmara Municipal de Cotia, que alterou o horário das sessões das 17:15 para as 10:00 horas da manhã, às terças-feiras. Fato que dificulta e muito a participação dos cidadãos conscientes e interessados nos rumos da política municipal.
Essa mudança feita pelos vereadores poderia ser uma “ducha de água fria” em nosso objetivo de acompanhar e avaliar o Legislativo Municipal, porém teve um efeito contrário, muitos foram os casos de pessoas que nos procuraram querendo saber o que iremos fazer para mudar essa situação, estas pessoas se colocaram à disposição para colaborar com os trabalhos do Voto Consciente Cotia.

Para atender essa procura da população, fizemos o convite a Coordenação Geral do Voto Consciente São Paulo para que viesse nos assessorar e nos ajudar a organizar as ações que precisam ser tomadas para que os trabalhos de acompanhamento da Câmara não sejam prejudicados e que juntos façamos ações efetivas junto aos vereadores municipais para que atendam às nossas reivindicações.

Se você também gostaria de colaborar conosco e participar desse processo de conscientização e participação cidadãs, venha participar dessa reunião com o Voto Consciente São Paulo, que será no dia 29/07 (quarta-feira), às 20:00 horas. Na Casa do Pão de Queijo, ao lado da Livraria Nobel, na Granja Viana, Km 23,5. Contamos com a presença de todos!

Manoel Santos (Nelinho)
Coordenador do Voto Consciente Cotia

Nenhum comentário: