O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

sábado, 25 de agosto de 2007

TRE-MT Investigará denúncias de propaganda irregular extemporânea

TRE-MT investigará com rigor denúncias de propaganda irregular extemporânea, diz desembargador.

Magistrado reforça a necessidade da participação popular na fiscalização do processo eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT) vai apurar com rigor todas as denúncias protocoladas no órgão referente à propaganda eleitoral extemporânea. É o que garantiu o presidente, desembargador José Silvério Gomes. Ele disse que para que o TRE investigue é preciso que haja a denúncia, e para isso a participação da população na fiscalização é imprescindível para coibir a prática irregular.

O período permitido para propaganda eleitoral é a partir de 5 de julho de 2008, fora desse período qualquer menção a disputa eleitoral por meio de utilização da divulgação de cargo pretendido, nome, partido, cores, símbolos, siglas, datas, e outros artifícios subliminares, configurariam a propaganda irregular. A pena de multa varia entre 20 a 50 mil ufir´s.

Atualmente, está tramitando no Tribunal representações contra três deputados estaduais e um apresentador de TV, todos atuam como âncoras em programas de televisivos locais, que estariam, segundo denúncia do Ministério Público se aproveitando da condição para fazerem propaganda extemporânea.

Por terem foro privilegiado, os processos contra os deputados estão sob relatoria do corregedor eleitoral, desembargador Leônidas Duarte Monteiro, para investigação. Quanto ao apresentador a investigação caberá ao juizo da 1ª Zona Eleitoral por se tratar de eleições municipais, segundo informou o desembargador Silvério.

Ao comentar sobre a proposta da OAB e do comitê estadual do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) ao Secretário de Segurança para incluir a fiscalização de propaganda irregular na relação de verificações da Polícia Militar nas blitz, Silvério afirmou que o TRE está aberto para qualquer apoio e colaboração não somente com o governo do Estado, mas com qualquer outra instituição ou entidade, e que a concretização dessa proposta depende das condições estruturais e logísticas da PM. O desembargador recordou a parceria firmada com várias instituições na realização das eleições com o objetivo de coibir abusos, e que o TRE continua contando com esse apoio.

Fonte: www.diarionews.com.br
Eliane Carvalho
Assessora - Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
(61)3316-9046
www.lei9840.org.br

Nenhum comentário: