O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Reportagem do Jornal d'aqui repercute na Câmara Municipal de Cotia

Numa reportagem de página inteira feita pelo Jornal D'aqui, de grande circulação na cidade de Cotia, sediado na Granja Viana. A jornalista Eliane Santos, aborda com muita propriedade e inteligência a temática da mudança de horário das sessões da Câmara Municipal de Cotia, sob o ponto de vista do Coordenador do Voto Consciente Cotia, Manoel Santos e também dos vereadores Zeca Pamplona e Toninho Kalunga.

Essa reportagem gerou uma grande repercussão na Câmara Municipal de Cotia, durante a sessão realizada nesta terça-feira (25/08).

Em primeira mão, queremos anunciar a todos os cidadãos que assinaram a "Carta de Cotia", que já alcançamos por assim dizer nossa primeira vitória! O presidente da Câmara de Cotia, vereador Rogério Franco, chamou o representante do Voto Consciente Cotia, que faz o acompanhamento das sessões, Sr. Rodolpho, e lhe expôs que está disposto a rever o horário das sessões para um horário que seja mais propício à participação dos cidadãos!

Abrimos as conversas dizendo que queremos mais que a mudança de horário das sessões. Queremos uma maior transparência nos atos da CMC e também na postura dos vereadores no Plenário das sessões, entre outras, que estes utilizem o microfone quanto forem se manifestar nas sessões. E que demonstrem mais interesse e atenção aos assuntos que estejam sendo tratados lá, dessa forma nós cidadãos nos sentiremos mais respeitados em nosso direito de entender o que está acontecendo no Plenário.

Abrimos aqui também o espaço para que você cidadão cotiano possa nos ajudar com mais reivindicações que possam elevar o nível do Legislativo Municipal, e que mais pessoas possam opinar e participar das sessões.

Deixamos aqui o nosso agradecimento ao Jornal D'aqui por este espaço aberto e a bela reportagem que fez sobre o Movimento Voto Consciente!

Segue abaixo a reportagem na íntegra:


Manoel Santos (Nelinho)
Coord. Voto Consciente Cotia


20 de agosto de 2009
Voto Consciente protesta contra mudança de horário em sessões da Câmar
Fonte: http://www.jornaldaqui.com.br/materia.php?id_categoria=12
por: Eliane Santos


A Câmara Municipal de Cotia mudou o horário das sessões que ocorriam às terças, às 17h, para às 10h, nos mesmos dias. Essa mudança fez com que o Movimento Voto Consciente se manifestasse. Segundo a entidade, o horário das sessões impede que as pessoas compareçam, pois nesse horário a grande maioria está trabalhando.

A decisão dos vereadores gerou uma polêmica na cidade, desde a última sessão antes do recesso, quando foi votada e aprovada a mudança de horário. A justificativa para a alteração seria a redução de gastos da Câmara com energia elétrica, pagamento de horas extras aos funcionários, entre outros.

Manoel Santos, coordenador do Voto Consciente Cotia, questiona o fato de os vereadores alterarem o horário das sessões alegando redução de gastos, sem informar à população o seu montante e representatividade no total do orçamento anual da Câmara. Questiona ainda se o valor justificaria a mudança de horário, sem consulta prévia à população.

Diante dos fatos, o Movimento Voto Consciente Cotia iniciou uma campanha de conscientização da população a este respeito, intitulada “Carta de Cotia”.
De acordo com Santos, essa Carta tem como principais objetivos informar a população sobre a mudança de horário das sessões, contrapor o argumento colocado pelos vereadores para essa mudança e propor uma reflexão sobre a possibilidade de existirem outros gastos da Câmara que poderiam ser cortados, além de expressar a opinião contrária do Movimento e conquistar aliados que também sejam contrários à decisão da Câmara Municipal.

Mais de 200 pessoas, entre cidadãos comuns e líderes comunitários, já assinaram a Carta. O coordenador do Voto Consciente ressalta que esse número tende a crescer, pois várias listas deixadas em alguns pontos da cidade ainda não retornaram.

O único vereador a votar contra a mudança de horário foi Toninho Kalunga. Ele afirma que votou contra por acreditar que é preciso ter transparência nos atos públicos. “Quando as pessoas começam a se adaptar com um determinado dia e horário [das sessões], ter participação e acompanhamento do trabalho dos vereadores, eles modificam o horário para desmobilizar a participação popular”, critica Kalunga.

O vereador cobra a participação da população e acredita que a situação só pode ser revertida se houver pressão por parte da sociedade. “Deveria ter muito mais pessoas indo às ruas, protestando, reclamando seus direitos. As igrejas, os padres e pastores, os sindicatos dos trabalhadores precisam informar suas comunidades o que significa essa mudança de horário”, conclui Kalunga.

O Movimento Voto Consciente acredita que as sessões possam voltar ao antigo horário e estão lutando para que isso ocorra. Manoel Santos afirma que o Movimento está aberto ao diálogo com os vereadores que estiverem dispostos a ouvi-los. Diz ainda que o papel de argumentação contrária à mudança não é função apenas do Movimento e sim de toda a população. Sugere que as pessoas questionem os vereadores sobre essa mudança.

O vereador Zeca Pamplona não estava presente na hora da votação. Para ele, a mudança de horário talvez impossibilite algumas pessoas de comparecer, porém permite que outras que não poderiam comparecer à noite participem das sessões no novo horário. Questionado se é contra ou a favor da mudança de horário, Pamplona diz que por uma questão de organização pessoal prefere que sejam realizadas à noite, mas enfatiza que não é por considerar que as sessões matutinas sejam vazias, pois a prática não tem mostrado isso. “No dia 11 de agosto, tivemos a segunda sessão realizada no novo horário e, para surpresa dos críticos do novo horário, tratou-se de uma sessão com grande presença do público, maior até do que em grande parte das sessões realizadas no período da noite”, defende o vereador.

Já para o Voto Consciente, a participação da população em geral é pequena e reduziu-se ainda mais após a mudança de horário. “Agendaremos uma reunião futura com o Presidente da Câmara, para lhe apresentar a Carta de Cotia e também outras sugestões, que no nosso entender, ajudarão a fazer as sessões um pouco mais participativas pelos populares”, conclui Manoel Santos.

Tentamos falar com o Presidente da Câmara, Rogério Franco, mas até o fechamento dessa edição não obtivemos resposta.

Para ler a “Carta de Cotia” na íntegra ou assiná-la, basta acessar o blog do Voto Consciente Cotia.


Conheça o Voto Consciente
O Movimento Voto Consciente é uma entidade cívica e apartidária formada por voluntários. Fundada em 1987, o trabalho da entidade é acompanhar o desempenho dos vereadores nas Câmaras Municipais e dos deputados estaduais na Assembléia Legislativa de São Paulo.

O núcleo do Voto Consciente em Cotia atua desde 2005 e no ano passado, antes das eleições municipais, divulgou o relatório de avaliação da Câmara Municipal referente à legislatura 2005/2008.

Para saber mais acesse: http://www.votoconsciente.org.br

Nenhum comentário: