O Voto Consciente Cotia nasceu em 2005, por iniciativa de Cidadãos cotianos que vêem na Política uma solução para os complexos problemas da sociedade e que para isso Buscam espaços de participação e influenciar positivamente nos rumos de nossa cidade. Se você se encaixa nesse perfil, junte-se a nós! Não somos e não trabalhamos para nenhum partido político. Somos cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres.

Política para a Publicação de Comentários dos Cidadãos no Blog

Este é um espaço democrático aberto a livre manifestação de opinião dos cidadãos. No entanto, nos reservamos ao direito de não publicar mensagens anônimas (sem a identificação do autor) e as que contenham palavras que ofendam ou desrespeitem a outros cidadãos. Ressaltamos ainda, que os comentários dos cidadãos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Movimento Voto Consciente Cotia.

sábado, 25 de julho de 2009

Coordenação Geral do Voto Consciente São Paulo visitará Cotia

Voto Consciente São Paulo visitará Cotia

Comunicamos a todos os cidadãos cotianos interessados em discutir e participar coletivamente na solução dos problemas políticos de nossa cidade, que na próxima quarta-feira (29/07) receberemos a visita da Coordenação Geral do Movimento Voto Consciente São Paulo.

O Voto Consciente existe na cidade de São Paulo a mais de 22 anos, criado em 1987 através da iniciativa isolada, porém pioneira de apenas cinco senhoras aposentadas, insatisfeitas com os rumos da política municipal à época. Hoje o movimento, que se destaca pela conscientização política e cidadã da população em geral é responsável pelo acompanhamento e avaliação dos parlamentares nas Câmaras Municipais de mais de 100 cidades espalhadas por todo o Brasil, além dessas cidades faz o acompanhamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Na cidade de Cotia, o movimento foi iniciado em março de 2005, também pela iniciativa de poucos e incansáveis voluntários, com a assessoria e acompanhamento das coordenadoras do Voto Consciente São Paulo, Sonia Barboza e Rosangela Giembinsky.
E apesar das dificuldades enfrentadas nesse período, foi capaz de concluir com êxito os trabalhos de acompanhamento e avaliação dos vereadores municipais da legislatura 2005 a 2008. Essa avaliação deu nota de zero a dez, para cada um dos 12 vereadores, nos critérios adotados pelo movimento como: Leis Sancionadas, Fiscalizador do Executivo, Fidelidade Partidária, Frequência às Sessões e Pedidos de Informação. Após a ponderação dessas notas, apenas 2 (dois) vereadores atingiram notas superiores a 6 (seis), média para aprovação pelo Voto Consciente. Essa média foi alcançada pelos vereadores: Antonio Carlos "Kalunga" (nota 6,7) e Almir Rodrigues (nota 6,4).

Esse relatório de avaliação dos vereadores foi divulgado e apresentado à imprensa e a população presentes na Câmara Municipal, no dia 17 de setembro de 2008. Acreditamos que este trabalho foi uma grande ferramenta disponibilizada para os cidadãos conscientes da cidade, que na época da eleição se preocupam em avaliar melhor os candidatos merecedores de seu voto de confiança. O Voto Consciente tem se tornado essa referência para os eleitores na hora da escolha do voto, porém essa confiança só foi conquistada pela postura ética, imparcial e apartidária do movimento. Que é formado por pessoas que acreditam na política como solução dos problemas coletivos, por isso prestam esse serviço voluntário e acreditam num Brasil melhor para todos os seus cidadãos. Muitos foram os casos de pessoas que nos ligaram ou nos enviaram e-mails querendo saber sobre os candidatos na última eleição municipal, pois tomaram conhecimento do relatório de avaliação dos vereadores. Isso nos deixou muito felizes, pois acreditamos que demos a nossa pequena parcela de contribuição.

Entretanto, ao final do mês de Junho, fomos surpreendidos pela decisão da Câmara Municipal de Cotia, que alterou o horário das sessões das 17:15 para as 10:00 horas da manhã, às terças-feiras. Fato que dificulta e muito a participação dos cidadãos conscientes e interessados nos rumos da política municipal.
Essa mudança feita pelos vereadores poderia ser uma “ducha de água fria” em nosso objetivo de acompanhar e avaliar o Legislativo Municipal, porém teve um efeito contrário, muitos foram os casos de pessoas que nos procuraram querendo saber o que iremos fazer para mudar essa situação, estas pessoas se colocaram à disposição para colaborar com os trabalhos do Voto Consciente Cotia.

Para atender essa procura da população, fizemos o convite a Coordenação Geral do Voto Consciente São Paulo para que viesse nos assessorar e nos ajudar a organizar as ações que precisam ser tomadas para que os trabalhos de acompanhamento da Câmara não sejam prejudicados e que juntos façamos ações efetivas junto aos vereadores municipais para que atendam às nossas reivindicações.

Se você também gostaria de colaborar conosco e participar desse processo de conscientização e participação cidadãs, venha participar dessa reunião com o Voto Consciente São Paulo, que será no dia 29/07 (quarta-feira), às 20:00 horas. Na Casa do Pão de Queijo, ao lado da Livraria Nobel, na Granja Viana, Km 23,5. Contamos com a presença de todos!

Manoel Santos (Nelinho)
Coordenador do Voto Consciente Cotia

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Novatos dominam Câmara de vereadores de Cotia

Balanço Político

Pessoal vejam que interessante a matéria feita pelo Cotiatododia sobre a Câmara de Vereadores de Cotia.
Que importante contribuição prestam os jornalistas, mostrando o panorama político da vereança municipal.
Imporante ressaltar que nós do Voto Consciente Cotia iremos conversar pessoalmente com cada um dos vereadores para que os mesmos justifiquem à população os motivos da mudança de horário das sessões. E que nos mostrem quais são os gastos que a Câmara tem hoje e quais aqueles que a população prefere que sejam cortados. Será que a população escolheria que fosse o gasto de se realizar sessões no período noturno?
vejamos!

Manoel Santos.
Voto Consciente Cotia.


Novatos dominam Câmara de vereadores de Cotia
22/07/2009
Gilmar de Almeida e Sonia Marques
http://www.cotiatododia.com.br/cta/noticia/noticias.php?id_noticia=1033

O presidente da Câmara Municipal de Cotia, Rogério Franco (PMDB), visitou a redação do cotiatododia acompanhado dos secretários da mesa, vereadores Marcos Nena (PPS) e Paulinho Lenha (PMDB), convidado para fazer um balanço dos primeiros seis meses desta legislatura.

Os três vereadores de primeiro mandato, mostraram logo de início que não são de primeira viagem na política e ocupam os principais cargos da Câmara. Há muitas eleições que a Câmara não tinha uma renovação tão grande no quadro de vereadores, como na última. Das doze cadeiras, seis são ocupadas por estreantes, cinco reeleitos e um ex-vereador que voltou depois quatro anos. Com as indicações de três dos reeleitos para cargos de secretários, subiram dois que já haviam exercido mandatos e um novato.

E novato, atualmente, é sinônimo de poder na Câmara. O grupo que conduziu Rogério Franco à presidência tem a maioria, é composto pelos sete que chegaram e conta ainda com a adesão "explícita", como faz questão de declarar, do vereador de oposição Toninho Kalunga (PT). Por isso, devem definir o próximo presidente da Casa e tudo indica que será outro vereador de primeiro mandato.

Balanço dos seis meses

"Uma pergunta fácil de responder" inicia Rogério Franco. "Câmara votou nos primeiros seis meses cerca de 50 projetos", destaca. A maioria de autoria do executivo. Ele destaca como principais o "Cidade Legal, que promover a regularização fundiária", e prossegue, "os convênios com o Governo do Estado para trazer a Escola Técnica e melhoria das estradas vicinais", diz. "Aprovamos também o Bolsa Atleta, o convênio para construção de Senai na cidade e o principal deles, o parcelamento da dívida com o INSS, que devolveu à Prefeitura a CND - Certidão Negativa de Débitos, que vai proporcionar novos investimentos do Governo Federal no município", completou.

Projetos de iniciativas dos vereadores. Rogério Franco destacou a aprovação da Câmara Itinerante, de autoria do próprio, que vai levar os parlamentares aos bairros a partir do segundo semestre e pela primeira vez, permitir que o eleitor tenha voz durante uma sessão.

Papel da Câmara
Sempre com a concordância dos dois colegas, Rogério diz que foi difícil o início do mandato até conseguir compreender o mecanismo e o verdadeiro papel do parlamentar. Hoje, os três diretores sabem que o poder legislativo tanto pode ajudar a alavancar como pode travar o governo. Apesar de ser um poder independente, a parceria entre os poderes executivo e legislativo faz parte da história política da cidade. Desde que a Câmara foi instituída, a bancada governista sempre teve maioria. "A marca da Câmara sempre foi apoiar a população", se apressa na ressalva, Rogério.

No entanto, os jovens e novatos vereadores reclamam da limitação na elaboração de projetos. Os "louros" sempre ficam para o prefeito, concordam os três. "Os vereadores não podem apresentar propostas de Leis que oneram a prefeitura", revela Marcos Nena. "Esta dificuldade, muitas vezes, trava a iniciativa do vereador", diz Paulinho Lenha. Em vez de produzir Leis, se limitam à "indicações de necessidades da população ao prefeito que pode, ou não, criar uma lei e encaminhar para apreciação da Câmara", resume Lenha.

‘Olhos Fechados'
Na esmagadora maioria das vezes, os projetos do executivo são votados sem discussão pela bancada governista (dos 12 vereadores, 11 são aliados do prefeito). No início do ano o vice presidente da Casa, Arildo Gomes, ao defender um desses projetos disse na tribuna "que projeto do prefeito é para ser votado e não para ser discutido".

Mudança de horário e aumento das sessões
Quando terminar o recesso no dia 4 de agosto, as sessões serão realizadas no novo horário, agora não mais às 17h, mas às 10h, nas terças-feiras.

A decisão, que teve apenas um voto contrário, do vereador de oposição Toninho Kalunga (PT), irritou a liderança do Movimento Voto Consciente, que promete mobilizar a população, contra. Rogério Franco e os outros vereadores se dizem tranqüilos e que decisão não vai alterar a participação da população nas sessões, sempre muito pequena, independentemente de horário. Marcos Nena entende que a pouca participação popular se deve à dinâmica "muito chata do ritual das sessões."

Quanto a dobrar o número de sessões semanais, eles são unânimes em dizer "não". Afirmam que a cidade não tem demanda para tanto. "E quando há necessidade, trabalhamos em dobro, chamamos sessões extras." O presidente da Câmara alega que "é errada a visão de que o vereador trabalha apenas uma vez por semana". "Além das comissões, do atendimento na Câmara, o vamos aos bairros, discutimos com a população e apresentamos as reivindicações à prefeitura", falam em conjunto.

PEC dos vereadores
Os vereadores se dizem favoráveis ao aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais, em tramitação na Câmara Federal, a famosa PEC dos Vereadores - Proposta de Emenda à Constituição. Se aprovada, Cotia que já teve 17 vereadores, passará dos atuais 12 para 21. Rogério defende que a cidade de Cotia comporta. "Quanto mais vereadores, melhor para a população, que terá mais representatividade no legislativo".

Situação política"
A Câmara é um canteiro de aprendizado", diz Rogério, que apesar de ser novo no legislativo, circula no cenário político há mais de uma década, foi, inclusive, secretário de governo do ex-prefeito Quinzinho Pedroso.

A eleição de três novatos para dirigir a Câmara mostrou o poder de força do grupo composto por Rogério Franco e Paulinho Lenha (PMDB), Marcos Nena (PPS), Alcides Esquisito (PRB) Beto Rodovalho (PMN), Caboclo Neto (PTB) e, agora, Toninho Kalunga. Serafim Monteiro (PSB), no quinto mandato, eleito pela oposição, hoje aliado do prefeito deve se juntar ao grupo.

Próximo presidente
Os três negam, mas as articulações para a eleição do próximo presidente, marcada para novembro, já estão adiantadas. E se recusam adiantar nomes. Mas dificilmente não será um vereador de primeiro mandato, eleito. Serafim Monteiro poderia ser uma alternativa, mas foi eleito pela oposição e por isso vai ficar de castigo por mais algum tempo. Toninho Kalunga, oposição, está fora de cogitação. E os suplentes também estão fora da disputa. Para ser presidente precisa ter mandato. Entendem que eleger um suplente pode se tornar um problema, devido a possibilidade de vir deixar a Câmara, caso o titular resolva retornar.

Diante disso, a senha é clara: O próximo presidente será outro vereador de primeiro mandato.

sábado, 4 de julho de 2009

Mudança de Horário das Sessões - Resposta ao vereador Kalunga

Cotia/SP, 03 de Julho de 2009.

Assunto: Mudança do Horário de Sessão da Câmara – Resposta ao vereador Kalunga


Tem a presente, a finalidade esclarecer a opinião pública e responder ao vereador Kalunga, quanto a sua manifestação neste veículo de comunicação, tecendo comentários a respeito da livre expressão de minha opinião, enquanto cidadão, eleitor neste município e digno representante do Núcleo Voto Consciente Cotia, núcleo este criado em março de 2005 e até hoje acompanhado e assessorado pela Coordenação Geral do Movimento Voto Consciente, que foi criado a mais de 22 anos, em São Paulo. Portanto, existem hoje no Brasil mais de 100 núcleos filiados ao Movimento Voto Consciente. Adotando sempre a mesma linha de ação enquanto Movimento Cívico, Apartidário e formado por pessoas que prestam serviço voluntário.

Gostaríamos de esclarecer a todos que a matéria publicada em 01.07 último, por este importante meio de comunicação sob o título “Câmara de Cotia é uma vergonha”, e que gerou o “truculento” comentário do nobre vereador Kalunga, é parte de um e-mail enviado por mim aos demais membros e rede de contatos do Voto Consciente, em que teço comentários sobre a falta de bom senso desta Câmara Municipal, que em 30.06 decidiu por mudar o horário das sessões para as 10 horas da manhã, sem consulta prévia à população, alegando como motivo isolado a redução de gastos administrativos de se realizar uma única sessão por semana a partir das 17h15, e que via de regra se encerra por volta das 19 horas, quando muito.

Quero que fique bem claro ao Sr. Vereador Kalunga e aos demais, que não sou eu nem o movimento Voto Consciente Cotia quem faz a pauta jornalística do Diário “On Line” Cotiatododia. A jornalista, na sua livre iniciativa preferiu dar ênfase apenas ao título que lhe desse uma boa pauta.

Agora o que o senhor vereador Kalunga está questionando? Será que não temos o direito de expressar a nossa livre e democrática opinião? Ou será que eu e o movimento Voto Consciente seremos processados por V.Sa. ou por quem seja, apenas por afirmar que temos vergonha da decisão tomada por nossos representantes políticos? Será que os papéis não estão sendo invertidos nobre vereador? É o povo quem deve acompanhar e cobrar os políticos eleitos, e diga-se são bem remunerados para isso ou são os políticos que devem controlar e coibir a livre manifestação de opinião de seus cidadãos em assuntos de interesse coletivo da municipalidade?

Queremos entender que a forma como a chamada da matéria foi postada pelo jornal tenha levado o nobre vereador a uma manifestação tão desrespeitosa à minha pessoa e a este movimento de cidadãos CONSCIENTES que apenas represento, senhor vereador. Talvez não sejamos tão CONSCIENTES assim como o nobre vereador, mas acreditamos que somos nós cidadãos os legítimos responsáveis por cobrar de seus governantes políticos, que estes prestem contas de seus atos públicos. Se o senhor vereador se sentiu ofendido por fazermos tal cobrança, lamentamos. Se o senhor ficou magoado pelo fato de não ter sido citado por nós por ter votado contrário na decisão acima citada, pedimos desculpas. Mas reafirmamos que o referido e-mail tecia comentários sobre matéria publicada neste veículo de comunicação, em 30.06, na qual já citava o vosso nome como voto contrário, nosso e-mail não foi publicado na íntegra pelo jornal.

No entanto, não entendemos ainda o que o senhor quis dizer ao afirmar que tem vergonha da falta de consciência do Voto Consciente. É apenas um trocadilho? Ou o senhor vereador está querendo se colocar como o único cidadão cotiano capaz de realizar o debate desse tema com a sociedade, será que nós simples mortais não temos consciência e capacidade para isso? Desculpe-nos senhor vereador, mas acreditamos que também nós, somos merecedores de uma nota de esclarecimento sua e que esta seja um pouco mais respeitosa e esclarecedora.

Em nome da relação amistosa e educada que sempre adotamos com nossos representantes políticos, independente da coloração partidária a que pertençam.

Nos colocamos à disposição de V.Sa. e dos demais vereadores, já manifestamos essa intenção na matéria veiculada pelo jornal, e vamos mobilizar os cidadãos cotianos para que opinem livremente sobre este tema e outros assuntos de interesse da municipalidade cotiana.

Atenciosamente,


Manoel Ribeiro dos Santos.
Coord. Voto Consciente Cotia

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mudança de Horário das Sessões II

Mudança de horário das sessões II
02/07/2009
http://www.cotiatododia.com.br/cta/leitor/forumleitor.php?titulo_leitor=Mudança%20de%20horário%20das%20sessões

Acho triste que o movimento voto consciente novamente se preste ao serviço de se referir à Camara Municipal de forma tão generalista e superficial sem fazer nenhuma distinção, colocando todo o serviço prestado por este vereador na mesma vala comum da vergonha a que se refere o seu coodenador.

Eu também fico envergonhado com a falta de conciência do voto consciente.

Fui escolhido como o vereador mais bem avaliado pelo prórpio movimento e votei contrário a mudança de horário, exatamente com os mesmos argumentos que o movimento se referiu. Não sou correia de transmissão do movimento voto consciente e ao mesmo tempo não vejo nem um movimento como correia de transmissão deste mandato de vereador, por isso, o mínimo que espero é respeito, pois eu não sou uma vergonha nem para esta cidade, nem para qualquer movimento, seja ele auto denominado voto consciênte, seja ele irresponsável de fulanizar um debate que deve ser, este sim, consciente!

O que deve fazer o movimento é o debate com a sociedade e sua participação nas mudanças em todos os órgãos públicos que tanto almeja o movimento. Existem erros que devem e podem ser corrigidos, mas é com diálogo e não com ofensas inconsequentes e generalizações superficiais que se avançará.

Toninho Kalunga - Vereador

Nota do Voto Consciente Cotia: Apesar de discordarmos inteiramente da manifestação do nobre vereador, que se referiu ao Movimento Voto Consciente Cotia de uma forma agressiva e desrespeitosa, ao contrário dele, nós respeitamos a livre manifestação de opinião, e por isso a publicamos neste espaço, para que os cidadãos tomem consciência da sua opinião a nosso respeito.